Mpox: OMS mantém emergência de saúde pública internacional

16 de Fevereiro 2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu manter a infeção pelo vírus 'mpox' como uma emergência de saúde pública internacional, apesar da redução do número de casos no mundo.

A decisão foi ontem anunciada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na videoconferência de imprensa regular da organização, em Genebra, Suíça.

Na sexta-feira, o Comité de Emergência da OMS voltou a reunir-se para avaliar a situação e recomendou manter a emergência de saúde pública internacional, declarada em 23 de julho de 2022, para a epidemia por ‘mpox’.

“O comité informou-me, no seu parecer, que a ‘mpox’ continua uma emergência de saúde mundial, e eu aceitei este parecer”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A OMS considera que houve progressos, uma vez que a propagação do vírus diminuiu à escala global, mas não são suficientes para baixar a guarda.

“Mais de 30 países continuam a declarar casos de ‘mpox’, e a possível subnotificação de casos em certas regiões é preocupante, particularmente nos países onde a transmissão do vírus do animal para o homem tinha sido assinalada” anteriormente, alertou o diretor-geral da OMS.

Ghebreyesus exortou os países a “manterem a vigilância” e a “integrarem os serviços de prevenção, preparação e intervenção nos programas nacionais de combate, nomeadamente, à infeção pelo vírus VIH/sida e outras infeções sexualmente transmissíveis”.

A infeção pelo vírus ‘mpox’ (antes designado ‘monkeypox’) é endémica em certos países da África Ocidental, mas a partir de maio de 2022 esteve na origem de vários surtos na Europa (incluindo Portugal) e nos Estados Unidos.

À data de terça-feira (14 de fevereiro) tinham sido reportados à Organização Mundial da Saúde 85.860 casos e 93 mortes por ‘mpox’ em 110 países.

A doença, que se transmite entre pessoas por contacto físico próximo, manifesta-se por erupções cutâneas (que podem aparecer nos órgãos genitais ou na boca) acompanhadas por, entre outros sintomas, febre, dores de garganta ou inchaço dos gânglios linfáticos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights