Mpox: OMS mantém emergência de saúde pública internacional

16 de Fevereiro 2023

A Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu manter a infeção pelo vírus 'mpox' como uma emergência de saúde pública internacional, apesar da redução do número de casos no mundo.

A decisão foi ontem anunciada pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na videoconferência de imprensa regular da organização, em Genebra, Suíça.

Na sexta-feira, o Comité de Emergência da OMS voltou a reunir-se para avaliar a situação e recomendou manter a emergência de saúde pública internacional, declarada em 23 de julho de 2022, para a epidemia por ‘mpox’.

“O comité informou-me, no seu parecer, que a ‘mpox’ continua uma emergência de saúde mundial, e eu aceitei este parecer”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A OMS considera que houve progressos, uma vez que a propagação do vírus diminuiu à escala global, mas não são suficientes para baixar a guarda.

“Mais de 30 países continuam a declarar casos de ‘mpox’, e a possível subnotificação de casos em certas regiões é preocupante, particularmente nos países onde a transmissão do vírus do animal para o homem tinha sido assinalada” anteriormente, alertou o diretor-geral da OMS.

Ghebreyesus exortou os países a “manterem a vigilância” e a “integrarem os serviços de prevenção, preparação e intervenção nos programas nacionais de combate, nomeadamente, à infeção pelo vírus VIH/sida e outras infeções sexualmente transmissíveis”.

A infeção pelo vírus ‘mpox’ (antes designado ‘monkeypox’) é endémica em certos países da África Ocidental, mas a partir de maio de 2022 esteve na origem de vários surtos na Europa (incluindo Portugal) e nos Estados Unidos.

À data de terça-feira (14 de fevereiro) tinham sido reportados à Organização Mundial da Saúde 85.860 casos e 93 mortes por ‘mpox’ em 110 países.

A doença, que se transmite entre pessoas por contacto físico próximo, manifesta-se por erupções cutâneas (que podem aparecer nos órgãos genitais ou na boca) acompanhadas por, entre outros sintomas, febre, dores de garganta ou inchaço dos gânglios linfáticos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights