Hospital de Penafiel transfere 30 doentes para unidades do Grande Porto

30 de Outubro 2020

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) transferiu 10 doentes covid-19 para o polo do Porto do Hospital das Forças Armadas (HFA) e 20 para o Fernando Pessoa em Gondomar, confirmaram à Lusa fontes ligadas à saúde.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Hospital das Forças Armadas precisa que os 10 doentes foram “encaminhados para as enfermarias de isolamento, onde lhes está a ser prestado o devido acompanhamento médico” e que este apoio surge “na sequência de um pedido do Hospital de Penafiel [que pertence ao CHTS]”.

Já fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) indicou à Lusa que “com a transferência esta tarde de mais cinco doentes” o hospital Fernando Pessoal acolhe já “um total de 20” provenientes do CHTS.

Nos últimos dias, a região do Tâmega e Sousa sido alvo de preocupações devido ao aumento de casos de infeção pelo novo coronavírus.

A região inclui Paços de Ferreira, Lousada e Felgueiras, concelhos onde vigora o dever de permanência no domicílio, decretado há cerca de uma semana pelo Conselho de Ministros.

Esta região é servida pelo CHTS que, com unidades em Penafiel e em Amarante, acolhe “cerca de 180” doentes covid-19, “o correspondente a 10% dos internamentos nacionais”, de acordo com dados revelados à Lusa hoje pela secção regional do Norte da Ordem dos Médicos.

Numa reportagem de quinta-feira publicada pelo Expresso leem-se relatos de médicos que apontam para a “rutura do hospital”: Sentimo-nos em Itália mas sem que seja reconhecido isso. É como se as paredes não permitissem que se visse para dentro”, referiu uma das profissionais.

No comunicado de hoje, o HFA acrescenta que o transporte de doentes foi realizado por “ambulâncias da região” e que estes doentes “juntam-se a outros 10, que já se encontravam internados [no polo do Porto], provenientes do Hospital de São João e do Hospital de Santo António”.

“No HFAR-Polo de Lisboa encontram-se internados cinco doentes infetados, provenientes do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures”, acrescenta o Hospital das Forças Armadas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 2.468 em Portugal.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novembro azul: AFP incentiva homens a cuidar da saúde

A Associação de Farmácias de Portugal (AFP) assinala hoje, 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Cancro da Próstata com o lançamento da campanha “novembro azul”, centrada numa mensagem clara e mobilizadora dirigida aos homens: “Ser forte é cuidar de si”.

Imagens da demência: o retrato que a imprensa não mostra

Um estudo da Universidade da Finlândia Oriental revela que as imagens que ilustram notícias sobre demência nos maiores jornais finlandeses reforçam estereótipos negativos. A análise detetou representações maioritariamente associadas à velhice, dependência e metáforas visuais redutoras, que podem alimentar estigmas e atrasar diagnósticos

Tumores cerebrais: Associação lança estudo pioneiro para compreender impacto do glioma

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com a farmacêutica Servier, lançou o estudo “Viver com Glioma 2025”, um projeto pioneiro em Portugal destinado a aprofundar o conhecimento científico sobre a realidade das pessoas diagnosticadas com glioma, um dos tumores cerebrais mais complexos e desafiantes.

Denis Gabriel: “Cada Minuto Conta” na Luta Contra o AVC

Num exclusivo Healthnews, o neurologista Denis Gabriel, membro da Direção da SPAVC, traça o retrato do AVC em Portugal. Dos avanços na trombectomia aos erros comuns no reconhecimento de sintomas, da urgência temporal crítica aos fatores de risco modificáveis, o especialista desmonta a doença e deixa um alerta: “Cada Minuto Conta”. Uma conversa essencial sobre a principal causa de morte no país.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights