A colaboração entre o CHULN e dois outros hospitais nacionais permitiu a realização de quatro transplantes no mesmo dia, dois dos quais realizados no CHULN, momento histórico para o centro hospitalar. Os procedimentos foram bem-sucedidos e os dadores já tiveram alta.
O Programa de Doação Renal Cruzada permite, através do intercâmbio de órgãos entre hospitais, o transplante com rim de dador vivo nas situações em que o doente a transplantar tem um dador vivo incompatível e por isso não é possível a doação direta entre dador e recetor.
As intervenções cirúrgicas ocorreram em todos os hospitais em simultâneo, e só foram possíveis devido à colaboração dos Serviços de Nefrologia e Transplantação Renal, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Urologia, Anestesia, Medicina Intensiva e do Gabinete de Coordenação de Colheita e Transplantação do CHULN.
Este esforço concertado constitui um forte motivo de orgulho para o Cento Hospitalar Universitário Lisboa Norte e reforça o papel preponderante da atividade de transplantação renal no CHULN, a nível institucional e nacional.
CHULN/HN
0 Comments