Cancro: Lisboa recebe movimento global de voluntários

20 de Fevereiro 2023

Lisboa é a cidade escolhida para a realização, esta semana, do primeiro Encontro Internacional de Voluntários do movimento “Um Dia Pela Vida (UDPV)”, designação portuguesa para o projeto Relay for Life (RFL) da American Cancer Society Global.

O encontro terá lugar de 24 a 26 de fevereiro, no Hotel Corinthia Lisbon, e vai receber mais de 150 voluntários de 32 nações.

A organização do movimento global é da responsabilidade da American Cancer Society, com a colaboração da Coordenação Nacional do Projeto “Um dia pela VIDA” e de todos os Núcleos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, entidade que representa os voluntários na área da luta contra o cancro em Portugal.

“O RFL/Um Dia Pela Vida é um projeto que a LPCC promove há muitos anos junto das comunidades, sobretudo, longe dos grandes centros urbanos. É o UDPV que leva a mensagem de Missão da Liga a todo o lado e que contribuiu para que a LPCC tenha uma presença tão forte em todo o território, que angariou tantos voluntários pelas terras por onde passou, que deu a conhecer os serviços de apoio ao doente, que levou a Prevenção Primária a tantas escolas, famílias e casas”, refere Filipa Rocha Mendes, da Coordenação Nacional do Projeto “Um dia pela VIDA”.

Este projeto tem como objetivos divulgar informação sobre a doença oncológica, educar para a prevenção e angariar fundos que apoiem o trabalho desenvolvido por organizações que lutam contra o cancro.

“Antecipamos um fim de semana de muito trabalho, aprendizagem, mas também de muita camaradagem e entusiasmo em redor de uma luta que nos une a todos. Sairemos de lá, os 150 delegados, mais ricos em conhecimento, mas sobretudo, mais ricos do ponto de vista humano”, esclarece Filipa Rocha Mendes.

O momento alto é a Cerimónia das Luminárias do GRFL Fórum, que irá acontecer no sábado à noite (25 de fevereiro) e onde serão acesas luminárias de todo o mundo, trazidas pelos delegados dos países participantes, homenageando os doentes oncológicos que faleceram devido ao cancro.

É possível participar, honrando um sobrevivente/lutador de cancro ou lembrando um ente querido perdido, dedicando uma luminária, através deste link.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro conta com um total de 19.892 voluntários.

O movimento Global Relay For Life junta agora 32 países parceiros numa missão partilhada: encontrar uma cura para o cancro e apoiar os doentes e as suas famílias durante o seu percurso. O Global Relay For Life também dá às organizações oncológicas de todo o mundo uma plataforma para aumentar a sua visibilidade e gerar awareness sobre o cancro no seu país.

O cancro é a 2.ª causa de morte mais frequente em Portugal, com 50 mil novos casos em 2018. O cancro colorretal, da mama e da próstata são os tipos de cancro mais prevalentes em Portugal. De acordo com dados do Globocan 2020, o número de casos estimados de cancro em 2020 fixou-se nos 19 milhões a nível mundial (ambos os sexos, todos as idades), estimando-se que em 2040 atinja um total de 28,9 milhões de pessoas em todo o mundo.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights