Investigadores criam programa para melhorar competências de crianças com autismo

20 de Fevereiro 2023

Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços da Saúde (CINTESIS) desenvolveram um programa para melhorar as competências de crianças com perturbações do espetro do autismo ou de linguagem, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o centro esclarece que o estudo, publicado na revista científica ‘Brain Sciences’, visava “promover a melhoria das competências programáticas” de crianças com perturbações do espetro do autismo ou de linguagem.

Focada em crianças com dificuldade em “olhar nos olhos, pedir algo ou exprimir emoções”, a equipa de investigadores – coordenada por Marisa Lousada do CINTESIS@RISE e da Universidade de Aveiro – desenvolveu, validou e testou o novo programa, que “já está a ser aplicado em dezenas de jardins-de-infância” do país.

O programa tem por base um estudo experimental, realizado com 20 crianças, em idade pré-escolar, com perturbação do espetro do autismo, perturbação do desenvolvimento da linguagem e problemas de aprendizagem e de socialização.

As sessões decorreram em 16 jardins-de-infância do distrito de Aveiro, sendo que cada criança frequentou 24 sessões.

Para a criação de “uma intervenção personalizada”, os investigadores contaram com a ajuda das educadoras de infância, pais e encarregados de educação, bem como das outras crianças do jardim-de-infância que “foram envolvidas em algumas sessões”.

De acordo com o CINTESIS, os resultados do estudo mostraram uma “melhoria significativa em diferentes competências programática”, em particular ao nível da linguagem.

“Esta melhoria foi observada quer através da avaliação das crianças, quer através da opinião dos pais e das educadoras de infância”, acrescenta.

Citada no comunicado, a investigadora Marisa Lousada salienta que este “é o primeiro estudo experimental realizada com este problema no país”.

“Os terapeutas da fala podem utilizá-lo com outras crianças para uma prática clínica informada na evidencia científica”, acrescenta.

Para responder às solicitações de educadores de infância e terapeutas da fala, os investigadores fizeram uma “edição de autor”, estando a ferramenta – que inclui um manual com todas as atividades e um conjunto de 300 cartões em papel com ilustrações coloridas – disponível para os profissionais.

Além do CINTESIS@RISE e da Universidade de Aveiro, o estudo contou com a colaboração do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights