Exposição inovadora sobre o cancro na Fábrica Centro Ciência Viva

23 de Fevereiro 2023

“O Cancro aos olhos de um Cientista” é uma exposição inovadora que pretende explicar o cancro à luz da ciência, de uma forma simples, clara e rigorosa. A inauguração está marcada para o próximo sábado, 25 de fevereiro, pelas 15h00, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é livre.

O cancro é um problema de saúde pública e ao longo das últimas décadas a incidência de casos no país tem aumentado. Só em 2020, contabilizaram-se mais de 60 mil novos casos e 30 mil mortes por cancro em Portugal. Cerca de 30-50% dos casos podem ser evitados através de ações preventivas, que passam por exemplo por uma alimentação saudável, prática de exercício físico, rastreio e deteção precoce do cancro.

Por forma a sensibilizar as pessoas para esta doença e dotá-las de maior conhecimento sobre a mesma, o Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e a Fábrica Centro Ciência Viva inauguram a exposição “O Cancro aos olhos de um Cientista”, desenvolvida no âmbito do projeto de literacia em saúde “Vamos aprender sobre Cancro”.

A exposição está organizada sob a forma de perguntas que todos nós colocamos sobre a origem e a biologia do cancro, mas para as quais nem sempre encontramos uma resposta simples e objetiva. O que é o cancro? Como se formam as metástases? O cancro pode ser hereditário? Como e para quê estudá-lo? Estas são certamente algumas questões comuns que a exposição procura responder de forma clara, simples e direta.

Dividida em 4 vertentes, a exposição mostra: que o cancro não é só um problema dos dias de hoje; dados relevantes sobre o que se passa no mundo e em Portugal e quais os fatores de risco; como se desenvolve o cancro e quais as características de uma célula tumoral; e ainda a importância da investigação na área.

Em paralelo e articulado com a exposição, decorre um Ciclo de Conversas com um painel de especialistas convidados, sobre os mais diversos temas, desde a prevenção, ao diagnóstico e tratamento do cancro.

O evento de inauguração agendado para o próximo dia 25 de fevereiro irá contar com a presença do Vice-Reitor da Universidade de Aveiro (UA), Artur Silva, da Diretora do Departamento de Ciências Médicas da UA, Odete Cruz e Silva, e do Diretor da Fábrica Centro Ciência Viva, Pedro Pombo.

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights