OMS precisa de 392 milhões para evitar colapso do sistema de saúde

27 de Fevereiro 2023

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um apelo para angariar 392 milhões de dólares para evitar o "potencial colapso" do setor da saúde do Iémen, um país devastado por nove anos de guerra.

O apelo da agência das Nações Unidas para a saúde surge em antecipação da conferência de doadores dedicada ao Iémen, que decorre esta segunda-feira em Genebra, na Suíça.

Quase metade das instalações de saúde do Iémen funcionam apenas parcialmente ou estão inoperacionais devido à escassez de médicos e outro pessoal, eletricidade, medicamentos, equipamentos e fundos financeiros, de acordo com a OMS.

“O Iémen precisa de apoio urgente e forte para evitar o potencial colapso do seu sistema de saúde”, disse o representante da OMS no Iémen, Adham Abdel Moneim Ismail.

“É necessário um novo financiamento de 392 milhões de dólares” para garantir que as instalações de saúde possam continuar a prestar serviços a 12,9 milhões de pessoas, acrescentou, sublinhando que 540 mil crianças com menos de cinco anos vivem numa situação de desnutrição grave com um risco direto de morte.

Nove anos após o início na guerra no Iémen, a ONU estima que 21,6 milhões de pessoas – o equivalente a dois terços da população do país, mas abaixo dos 23,4 milhões em 2022 – precisarão de ajuda humanitária e proteção em 2023.

O Iémen vive desde 2014 mergulhado num conflito entre os rebeldes xiitas Huthis, próximos do Irão, e as forças do Governo, apoiadas por uma coligação militar liderada pela Arábia Saudita e que inclui os Emirados Árabes Unidos.

Os Huthis controlam a capital Sanaa e grandes extensões de território no norte e oeste do país.

Atualmente, o Governo iemenita e os Huthis estão a negociar um prolongamento do fim das hostilidades, que expirou em outubro passado.

De acordo com a ONU, a guerra no Iémen já causou centenas de milhares de mortos e milhões de deslocados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights