Moçambique afasta risco de fome e quer melhorar nutrição

2 de Março 2023

O ministro da agricultura moçambicano, Celso Correia, disse na quarta-feira em Roma que o país está a ter sucesso na luta contra o risco de fome, mas que é preciso que melhorar a nutrição no país.

“Moçambique, contrariamente àquilo que está a acontecer na região, está fora da lista dos países em risco de fome, segundo a FAO”, lê-se em comunicado distribuído pelo Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (Mader) moçambicano.

“Este é um grande sucesso dos moçambicanos”, referiu o governante, citado no mesmo comunicado, após um encontro com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), Qu Dongyu.

“Nós estamos a ter estes resultados, mas agora o nosso grande desafio é ter a certeza de que são sustentáveis”, disse, referindo que “menos de 10% da população está em situação de insegurança alimentar”.

“Então significa que 90% da população tem alimentação segura, ou seja, já consegue ter três refeições por dia”, acrescentou.

A população moçambicana ronda atualmente os 32,4 milhões de habitantes, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Para Celso Correia, agora há que “melhorar a dieta e ter mais estabilidade no acesso aos alimentos”, ou seja, melhorar o estado da nutrição é o desafio que se segue.

Outra agência das Nações Unidas, o Programa Alimentar Mundial (PAM), referiu no seu mais recente relatório sobre o país (publicado em dezembro) que a maioria dos moçambicanos “não pode arcar com o custo de uma dieta nutritiva”.

“Altos, os níveis de subnutrição afetam quase metade das crianças com menos de cinco anos” e “cerca de 1,45 milhões de pessoas enfrentam insegurança alimentar aguda grave, de acordo com a mais recente avaliação” – sendo que, destes, 932.000 estão na província de Cabo Delgado, que há cinco anos enfrenta uma insurgência armada.

“Quase metade da população permanece abaixo do limiar de pobreza”, nota o PAM.

À situação de pobreza acresce o facto de Moçambique ser um dos países mais ameaçados por eventos extremos, enfrentando este ano várias inundações devido a uma intensa época das chuvas.

Sobre a situação concreta, Celso Correia sublinha que está a ser feito um “mapeamento das zonas mais afetadas” para permitir a “disponibilização de sementes para a segunda época para hortícolas, logo que as águas baixem”

Em Roma, Celso Correia frisou que Moçambique pretende tornar-se “um país sustentável a nível de agricultura, apostando na transferência de tecnologia, com o apoio de todos os parceiros”.

“Há boas perspetivas para o futuro intensificando e melhorando a coordenação”, concluiu.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights