No dia em que comemora 102 anos U.Porto distingue estudantes

22 de Março 2023

Para além de um diploma individual comprovativo de cada prémio, os estudantes receberão ainda uma menção no suplemento ao diploma, bem como um prémio monetário de mil euros.

No ano de estreia no ensino superior, Pedro Nogueira e Vítor Duarte destacaram-se pela qualidade ímpar do seu percurso académico. Os dois estudantes, atualmente no 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, integram a lista de vencedores do Prémio Incentivo 2023, destinado aos melhores estudantes do 1.º ano de cada faculdade da U.Porto no ano letivo passado.

Com uma média de 17,68 valores, Pedro Nogueira vê esta distinção como “resultado de um ano de trabalho intensivo e dedicação” e como “um retorno adiantado à confiança” que os seus pais têm vindo a colocar em si.

Por outro lado, Vítor Duarte, que terminou o 1.º ano do curso com uma média de 18,31 valores, destaca “todo o ambiente da Universidade” e a sensação de “estar tão próximo dos professores, que são todos pessoas extraordinárias” como os pontos mais positivos desta primeira etapa no ensino superior.

No âmbito das comemorações dos 112 anos da U.Porto, que se assinalam hoje, haverá uma outra estudante da FMUP a ser distinguida durante a Sessão Solene.

Inspirada na aldeia dos avós, Emília Lopes Pinho, estudante do 4.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, deu asas ao sonho de fazer mais pela terra que tanto significado tem para si. Deste sonho, nasceu o festival “Fafe é nosso”, organizado por um grupo de mais 11 estudantes da FMUP, que desenharam todo um evento destinado a apoiar uma causa maior.

Sobre a conquista do Prémio Cidadania Ativa (vertente Humanitária e/ou Solidária), Emília Lopes Pinho enaltece o “apoio que a Universidade dá aos seus estudantes” e encara o reconhecimento como “um aviso, um encorajamento para se fazer mais, para se tomar iniciativa”.

Para além de um diploma individual comprovativo de cada prémio, os estudantes receberão ainda uma menção no suplemento ao diploma, bem como um prémio monetário de mil euros.

NR/FMUP/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights