Miguel Guimarães distinguido pelo Grémio Literário

18 de Maio 2022

O bastonário da Ordem dos Médicos foi esta terça-feira homenageado pelo Grémio Literário pela sua “dedicação e o empenho” enquanto bastonário, em especial durante a pandemia.

Durante a cerimónia o presidente do Grémio Literário, António Pinto Marques, realçou trabalho e contributo do bastonário durante a pandemia. O dirigente salientou a “intervenção pública constante, oportuna e assertiva” de Miguel Guimarães.

“O nosso homenageado foi sempre uma voz empenhada, lúcida e inconformada no esclarecimento e envolvimento da população, bem como na fundamentação das melhores práticas no combate a este flagelo que só em Portugal provocou mais de 22 mil óbitos”, refere o Grémio Literário no seu site oficial.

Na cerimónia de ontem foi entregue um diploma de honra e de uma medalha a Miguel Guimarães. Na iniciativa participaram também Manuel Braga da Cruz (presidente da mesa da assembleiageral do Grémio Literário) e Germano de Sousa (antigo bastonário da Ordem dos Médicos) que fez o discurso de louvor a Miguel Guimarães, destacando o seu trabalho quer na área da transplantação quer no “desempenho incansável” em prol de médicos e doentes.

No momento em que foi alvo desta homenagem simbólica, Miguel Guimarães fez questão de perante dezenas de colegas e amigos que se associaram à cerimónia da passada terça-feira transmitir a sua gratidão e homenagem pessoais a todos os médicos que representa e sem os quais os resultados de Portugal face à pandemia seriam muito piores. “Obrigado por honrarem a medicina, Portugal e os portugueses”, concluiu emocionado.

O Grémio Literário foi criado por carta régia de D. Maria II, em 18 de abril de 1846. Entre os seus fundadores estão nomes como o do historiador Alexandre Herculano e o do poeta e dramaturgo Almeida Garrett. Merecedora da medalha de honra da cidade de Lisboa em 1987, a instituição continua bem ativa nos dias de hoje, sobretudo através de atividades intelectuais, conferências e cursos sobre literatura, arte, história da medicina, arquitetura, economia, política e direito.

PH/HN/VC

1 Comment

  1. António Tsou

    Parabéns ao Dr Miguel Guimarães por mais este Prémio, e que mantenha a mesma firmeza na orientação da Saúde e da Medicina

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Isabel de Santiago: servir sem barreiras na saúde

Em entrevista ao HealthNews após receber o 1º Prémio do Concurso de Ideias – Literacia sobre o SNS da Fundação para a Saúde, Isabel de Santiago — docente da Faculdade de Medicina de Lisboa e criadora do “Minuto Azul Saúde” — desvenda como o programa superou barreiras institucionais e pressões setoriais para democratizar a literacia médica e da população em geral, o seu público de excelência. Com linguagem acessível e parcerias como o Infarmed e a RTP, o projeto atinge populações vulneráveis em Portugal, África e diásporas, priorizando o cidadão sobre interesses comerciais. “Servir, nunca servir-nos”, define a investigadora.

MAIS LIDAS

Share This