Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria faz registo poligráfico de sono noturno

27 de Março 2023

O Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL) já realiza no seu Laboratório do Sono a polissonografia nível I ou o registo polissográfico de sono noturno, nível 1.

“Este exame é realizado durante o sono, em laboratório, indolor e não invasivo, com gravação de áudio e vídeo. Tem como finalidade avaliar a estrutura do sono através de vários sensores que registam parâmetros neurológicos, respiratórios, cardíacos e movimentos dos membros”, refere Carolina Oliveira, técnica de Cardiopneumologia do Laboratório do Sono, citada numa nota de imprensa.

Também este mês foi iniciado o teste de latência múltipla do sono, “exame realizado ao longo de um dia passado no Laboratório do Sono, que consiste em quatro a cinco sestas, intervaladas por períodos de duas horas (nesses intervalos o utente permanece acordado)”.

Os vários exames do sono possibilitam diagnosticar vários tipos de patologias, como a insónia, distúrbios respiratórios do sono e distúrbios do ritmo circadiano, entre outras.

O Laboratório do Sono abriu a sua atividade em 2016, com o objetivo de diagnosticar patologias relacionadas com o sono, revelou o CHL.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ana Jorge acusa Governo de a ter exonerado de “forma rude”

A ex-provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) Ana Jorge acusou esta terça-feira o Governo de a ter exonerado de “forma rude, sobranceira e caluniosa”, admitindo, numa carta enviada a todos os trabalhadores, que foi apanhada de surpresa.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights