Apresentado Relatório da Diabetes 2023

3 de Abril 2023

O Observatório Nacional da Diabetes (OND) da Sociedade Portuguesa de Diabetologia apresentou publicamente o seu relatório anual “Diabetes - Factos e Números – Edição 2023”, relativo aos anos de 2019, 2020 e 2021, no dia 31 de março.

João Raposo, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), explicou: “neste relatório é possível começar a quantificar os efeitos da pandemia Covid-19 na saúde das pessoas com diabetes. Apesar da diminuição do número de consultas nos cuidados primários de saúde (-15,6% de consultas neste período), não houve alterações do controlo metabólico das pessoas diagnosticadas com diabetes. Por outro lado, houve uma diminuição significativa dos rastreios da retinopatia diabética (-50% no 1.º ano de pandemia), o que pode ter consequências graves na vida de quem tem diabetes e uma sobrecarga significativa para assegurar os tratamentos subsequentes necessários. Em termos de custos, e neste período, a diabetes representa cerca de 9% da despesa em saúde com crescimento significativo das rúbricas associadas aos medicamentos (424 milhões de euros em 2021) e aos internamentos (310 milhões de euros).”

“É a partir de dados como estes (…) que monitorizamos a nossa atividade em saúde e tomamos decisões fundamentadas” – “esta é uma das funções mais relevantes das sociedades científicas de que a SPD foi um exemplo pioneiro”, referiu ainda João Raposo.

“Como fica demonstrado neste relatório, a diabetes é uma das ameaças à sustentabilidade do nosso SNS. A acessibilidade aos melhores tratamentos tem de ser assumida a par de estratégias eficazes de prevenção e diagnóstico precoce”, concluiu o presidente da SPD.

O relatório foi apresentado na Escola Nacional de Saúde Pública, em Lisboa.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights