Teresa Fraga entre os finalistas de prémio internacional de Enfermagem

4 de Abril 2023

Os finalistas do Aster Guardians Global Nursing Award 2023 já foram anunciados. Entre os 10, há uma portuguesa, pela sua dedicação às crianças com doenças crónicas – a enfermeira Teresa Fraga.

A enfermeira neonatalogista tem uma das histórias que “merecem destaque global por capacitarem comunidades e enriquecerem a profissão de enfermagem”.

Para apoiar as crianças com doenças crónicas, Teresa Fraga fundou uma unidade de cuidados continuados e paliativos designada Kastelo, onde atividades sensoriais, de lazer e musicais, o teatro, grupos de animação e a hipoterapia se juntam para estimular o desenvolvimento cognitivo e promover a qualidade de vida dos meninos.

O espaço implementado pela Associação NOMEIODONADA, “um lugar cheio de cor e felicidade onde permanece Esperança”, localiza-se em Matosinhos. Ali, as crianças com necessidades especiais “podem ter qualidade de vida e sonhar como qualquer outra”, sendo acompanhadas por vários profissionais de saúde.

“As crianças portuguesas com este tipo de necessidades não têm sido abrangidas pelos projetos do Serviço Nacional de Saúde, sendo ignoradas e esquecidas”, “ficando internadas por longos períodos nos Serviços de Pediatria, verificando-se o comprometimento do vinculo familiar e do próprio desenvolvimento infantil, provocando, por vezes, a desestruturação familiar devido à conjuntura social”, lê-se no site da associação.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights