Covid-19: China diz ter partilhado dados e pede à OMS que não politize investigação

8 de Abril 2023

A China assegurou hoje ter partilhado todos os dados que obteve sobre a covid-19 e pediu à Organização Mundial da Saúde (OMS) que não politize a investigação sobre a origem do vírus.

Em conferência de imprensa, a investigadora do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da China Zhou Lei assegurou que, na fase inicial da pandemia, o país “partilhou todos os resultados sem qualquer tipo de reserva ou ocultação”.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou, recentemente, que “a China detém a chave para entender a origem do coronavírus”, pedindo que o país coopere com a investigação.

Para Zhou Lei, a possibilidade de o vírus ter começado a espalhar-se na cidade de Wuhan em resultado de uma infeção entre um animal e um humano está “entre provável e relativamente provável”.

A especialista classificou, por outro lado, a hipótese de o vírus ter chegado através de um hospedeiro intermediário como “entre provável e muito provável”.

Já a possibilidade de o surto na cidade ter tido origem em produtos congelados é vista como “provável”.

De acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da China, é “extremamente improvável” que a pandemia tenha tido origem num laboratório.

NR/PR/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights