Doença de Parkinson: Projeto musical do Hospital de Braga vence prémio de investigação

10 de Abril 2023

O projeto Parkinsound, desenvolvido por médicos do serviço de neurologia do Hospital de Braga, foi distinguido com o prémio de melhor trabalho de investigação clínica no Congresso Nacional de Doenças do Movimento.

O estudo permitiu avaliar se a integração de doentes de Parkinson numa orquestra comunitária contribui para a melhoria dos sintomas e comportamentos. O Parkinsound, que contou com o apoio do município de Braga, surgiu de uma iniciativa da neurologista Margarida Rodrigues e do músico Pedro Santos e, além da investigação clínica, favoreceu a integração cultural e social de pessoas com doença de Parkinson. 

Os resultados da investigação do projeto Parkinsound sugerem que a participação na orquestra comunitária apresenta vantagens para os doentes de Parkinson que integraram o projeto piloto. “Foram aplicadas diferentes escalas de avaliação clínica da doença de Parkinson antes e depois da intervenção. Verificou-se que o grupo da orquestra teve uma melhoria significativa na escala de impressão clínica de melhoria em comparação com o grupo controlo”, sustenta a neurologista Margarida Rodrigues. 

Perante os resultados obtidos, o Serviço de Neurologia do Hospital de Braga pretende alargar o projeto a mais doentes e prolongar o tempo da intervenção, o que, segundo a neurologista Margarida Rodrigues, “permitirá verificar se os benefícios podem ser ainda mais robustos”. 

Um grupo de 22 doentes participou no Parkinsound, iniciativa que incluiu 15 ensaios e um concerto final, enquanto outro grupo de 21 doentes serviu de grupo de controlo. Os participantes na orquestra integraram diferentes categorias (percussão, vozes, eletrónica, teclas e sopros), tendo sido criadas várias músicas originais com o contributo dos doentes.

“A intervenção integrou processos motores (tocar instrumentos) e cognitivos (seguir pistas auditivas, visuais, ritmos e ainda colaborar na criação do espetáculo)”, explica a neurologista do Hospital de Braga, recordando que o concerto final do projeto “foi um momento muito emocionante para doentes e para as suas famílias, que puderam, com a ajuda de músicos, criar um espetáculo original, sobre a sua experiência com a doença de Parkinson”.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights