Faculdade Egas Moniz apresenta o projeto One Health Research Center

10 de Abril 2023

A Egas Moniz School of Health & Science vai ter um novo edifício – o One Health Research Center – que terá como foco a relação entre a saúde humana, animal e ambiental, com vista a reforçar a aposta no conceito Uma Só Saúde (One Health).

Este novo projeto, para além de incluir a vertente de ensino, abrange outras valências como laboratórios de investigação, laboratórios de competências, simulação clínica e um Hospital Veterinário Universitário.

O novo centro de investigação da Egas Moniz caracteriza-se por ser um edifício inteligente que irá materializar os conceitos de sustentabilidade e economia circular, enquanto, simultaneamente, coloca à disposição dos profissionais e alunos equipamentos de última geração. A obra tem uma área prevista de mais de 7 mil metros quadrados.

Manuel Pequito, Coordenador dos Ciclos de Estudos de Medicina Veterinária e de Enfermagem Veterinária da Egas Moniz School of Health & Science, refere “que este será mais um passo importante no desenvolvimento da investigação no domínio da Uma Só Saúde, a nível nacional e internacional. Atualmente, não podemos olhar para uma área em detrimento de outra e, por isso, esta ligação intrínseca e inevitável entre Saúde Humana, Animal e Ambiental tem de ser vista como fundamental para garantir o futuro da humanidade. A Egas Moniz, enquanto Universidade Cívica, pretende contribuir decisivamente para este objetivo”.

Os cursos disponibilizados na Egas Moniz já integram este conceito, sendo que, através deste centro, os alunos terão contacto direto com contextos reais e de investigação. Além disso, a Egas Moniz reforça que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são parte integral do seu ADN. Ao longo dos últimos anos, a Egas Moniz tem desenvolvido vários projetos de investigação que visam ter impacto direto numa saúde única. Um dos casos relaciona-se com o trabalho desenvolvido ao nível da biorremediação – processo através do qual organismos vivos, como larvas de insetos, são utilizados numa perspetiva de economia circular, contribuindo para a redução do impacto ambiental de resíduos orgânicos. Outros exemplos da intervenção da Egas Moniz neste domínio incluem o desenvolvimento de evidência científica que suporta o processo de transição dos sistemas alimentares, bem como o impacto da poluição na saúde (Burden of Disease).

Recentemente, a Egas Moniz foi considerada a melhor universidade privada portuguesa no Ranking de Inovação, pela SCImago Institution Rankings.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights