O painel será constituído por especialistas na área da reumatologia que abordarão o impacto da artrite reumatoide nas emoções, relações e intimidade do doente; a ligação da artrite reumatoide com a fadiga, a osteoporose, o pulmão e o aumento do risco de infeções; o doente no centro do sistema e quais as ferramentas que o podem ajudar na sua doença.
Arsisete Saraiva, Presidente da A.N.D.A.R, afirma que “estas jornadas são mais um passo na missão da A.N.D.A.R de apoiar os doentes com artrite reumatoide na gestão da sua doença, de forma a reduzir o seu impacto e aumentar a sua qualidade de vida, mas também alertar a comunidade médica para os avanços nesta área”.
Em Portugal, há cerca de 70.000 doentes diagnosticados com artrite reumatoide, uma doença inflamatória crónica que se caracteriza pela inflamação das articulações (principalmente mãos, punhos, joelhos e pés) e que pode levar à destruição do tecido articular e periarticular, com incapacidade potencialmente elevada. Esta doença é mais comum entre os 25 e os 55 anos e no sexo feminino.
Para participar e assistir ao às XXIII da A.N.D.A.R, é necessário inscrever-se em andar@andar-reuma.pt ou contactar Arsisete Saraiva (919939103) e Andreia Silva (919938483).
PR/HN/RA
0 Comments