CHO anuncia que maternidade do Hospital das Caldas da Rainha vai ser requalificada

18 de Abril 2023

A maternidade do Hospital das Caldas da Rainha vai ser requalificada, num investimento de mais de 726 mil euros, comparticipado pelo Estado e pelo município, informou esta terça-feira o Centro Hospitalar do Oeste (CHO).

As obras de requalificação vão incidir no Serviço de Obstetrícia e no Bloco de Partos, que “nunca foi intervencionado em termos de obras de fundo, constituindo esta intervenção uma oportunidade única na resolução dos problemas de infraestrutura”, de acordo com uma nota de imprensa do CHO, onde o hospital das Caldas da Rainha (no distrito de Leiria) se integra.

Considerada “estruturante”, a requalificação do Bloco de Partos vai permitir a criação de “quartos de parto individuais, onde a parturiente permaneça durante o trabalho de parto, parto e recuperação pós-parto”, contribuindo, segundo o CHO, “de forma significativa para a humanização e segurança dos cuidados prestados”.

Além da requalificação do espaço, a verba em causa permitirá a aquisição de novos equipamentos para o serviço, dos quais o CHO destaca como mais relevantes, um “ecógrafo para obstetrícia, ventiladores neonatais de transporte, CTG [que mede a frequência cardíaca do seu bebé e monitoriza as contrações do útero], Doppler fetal [equipamento portátil para medir os batimentos cardíacos de bebé], cama de parto, berços e monitores multiparamétricos para grávidas e neonatais, reforçando a vigilância do bem-estar materno-fetal”.

A obra representa um investimento total de 726.255,60 euros, dos quais 401.255,60 euros atribuídos no âmbito da candidatura apresentada ao Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto do Serviço Nacional de Saúde, valor reforçado com 325 mil euros atribuídos pela Câmara Municipal das Caldas da Rainha.

“A contínua requalificação infraestrutural e tecnológica do Hospital é fundamental para a melhoria da qualidade do serviço de saúde à população e na atratividade de novos profissionais para este serviço”, sustenta o conselho de administração do CHO na nota enviada às redações.

A maternidade do Centro Hospitalar do Oeste encontra-se centralizada desde 01 de junho de 2013 na Unidade das Caldas da Rainha, assegurando a resposta aos nove concelhos da respetiva área de influência.

O Serviço de Obstetrícia, dispõe de uma área destinada à Urgência de Obstetrícia e Ginecologia, Unidade de Internamento de Curta Duração, Bloco de Partos, Unidade de Cuidados Especiais Neonatais (UCEN) e 27 camas para internamento de grávidas e puérperas.

O Centro Hospitalar do Oeste integra os hospitais das Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro), abrangendo 292.5346 habitantes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights