Novo espaço no Hospital de Braga permite realizar mais 25.200 consultas anuais

21 de Abril 2023

O Hospital de Braga ganhou capacidade para realizar mais 25.200 consultas por ano, graças à criação de quatro novos gabinetes expressamente para o efeito, foi anunciado esta quinta-feira.

Em comunicado, o hospital refere que o investimento para a criação dos novos espaços ascendeu a cerca de 80 mil euros.

“Com os novos gabinetes, será possível realizar mais cerca de 2.100 consultas mensais e um total de 25.200 consultas por ano, favorecendo a evolução positiva registada nos últimos anos”, acrescenta.

O Hospital de Braga realizou, em 2022, meio milhão de consultas, o que significa um crescimento de 6,48%, comparativamente com o ano anterior à pandemia (2019).

Passou, assim, de 480.376 consultas em 2019 para 511.503 em 2022.

“A criação dos novos espaços permitirá melhorar a qualidade e a capacidade de resposta aos utentes e elevar os indicadores de desempenho do Hospital de Braga que são, já por si, muito positivos”, diz o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga.

João Porfírio Oliveira salienta que o investimento na criação dos novos gabinetes se enquadra na “estratégia de permanente aposta na prestação de cuidados de saúde de excelência, através de uma prática caracterizada pela qualidade, competência, rigor, eficiência e diferenciação”.

O Hospital de Braga passa a dispor de um total de 136 gabinetes de consulta disponíveis para as diversas especialidades.

O Hospital de Braga serve uma população de cerca de 1,2 milhões de pessoas, daquele distrito e de Viana do Castelo.

Em 2022, entre cirurgias programadas, urgentes e de ambulatório, e comparando com o período pré-pandémico, cresceu 25,63 por cento, tendo-se registado um aumento de cerca de 40 por cento no número de intervenções em ambulatório.

Simultaneamente, o hospital implementou um conjunto de medidas para aumentar a realização de meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT), “estando o crescimento diretamente relacionado com o plano de produção adicional aos fins de semana e feriados”.

Mesmo assim, o Hospital de Braga vai alargar o período de produção adicional de MCDT aos fins de semana e feriados e contratualizar a realização externa de exames.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights