NOVA Medical School promove estilos de vida saudáveis junto de crianças e jovens

26 de Abril 2023

As férias de verão já não precisam de ser uma dor de cabeça para as famílias. Pelo segundo ano consecutivo, a NOVA Medical School (NMS) vai abrir a Summer Medical School: LifeStyle, o primeiro campo de férias numa Escola Médica que tem como foco a promoção de um estilo de vida saudável junto dos mais novos.

A Summer Medical School tem lugar durante o mês de julho e destina-se a crianças, entre os 6 e os 14 anos, e a jovens, entre os 15 e os 18 anos, sendo o programa adaptado em função da faixa etária.

Para os mais novos, o programa tem uma duração de quatro semanas e está semanalmente organizado em atividades alinhadas nos temas: saúde mental, atividade física, alimentação saudável, ciência e sustentabilidade. Para os jovens, a oferta é de uma semana, com prioridade numa experiência única de imersão numa escola médica onde terão contacto com a medicina e as ciências da nutrição, com a investigação e, claro, sempre numa lógica de competências transversais na área da saúde.

A Summer Medical School tem como objetivo ser uma alternativa para as famílias, após o encerramento das escolas, no período de férias de verão. Uma experiência única, com uma avaliação nutricional no início da imersão, com cursos hands-on para refeições ‘fast and healthy’. A saúde mental não podia deixar de ser uma prioridade. Será ainda possível conhecer alguns dos pontos turísticos da cidade de Lisboa, com caminhadas diárias.

“A NOVA Medical School, enquanto escola médica, tem assumido um papel relevante na sociedade, não só na formação de médicos e de nutricionistas, na investigação e na transferência de conhecimento, como na extensão à comunidade, com ações que possam ter impacto no ecossistema de saúde. Com este programa, criamos uma oportunidade de experiência, que permitirá uma imersão em estilos de vida, que esperamos ter impacto na vida destas crianças, jovens e das suas famílias”, refere Conceição Calhau, Subdiretora da NMS para a Extensão à Comunidade.

Ao todo existem 64 vagas para o programa dos mais novos (16 crianças por semana) e 10 vagas para a semana da faixa etária 15-18 anos.

As inscrições decorrem até dia e 26 de maio e podem ser feitas no site da NOVA Medical School.

A NMS está alinhada e comprometida com os principais problemas de saúde pública.  Sabe-se que grande parte das doenças da vida adulta podem ser evitáveis com uma melhor gestão dos estilos de vida. As famílias de hoje estão cada vez mais disponíveis para encontrar oportunidades de novas experiências que possam influenciar, de forma muito positiva, os comportamentos, a autoestima e o autocuidado, competências na área da promoção da saúde que são reconhecidamente fundamentais. Na pausa letiva este programa é uma excelente oportunidade para juntar à saúde, ciência e sustentabilidade global, a partilha e o divertimento.

Várias são as sociedades e associações que se aliaram a este programa, nomeadamente: Associação Portuguesa de Nutrição, Associação dos Doentes Obesos e Ex-obesos de Portugal, Sociedade Portuguesa de Cardiologia, Sociedade Portuguesa de Nutrição Clínica e Metabolismo, Cintesis e Gebalis. Contamos ainda com a Novo Nordisk e a Fundação Amélia de Mello como paceiros.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM aponta quatro prioridades para reunião com o Governo

A presidente da Federação Nacional dos Médicos (FNAM) identificou hoje os salários, as 35 horas semanais, a integração dos médicos internos na carreira e as progressões como prioridades para o encontro da próxima sexta-feira com o Governo.

ULS de Braga certifica mais 35 profissionais no âmbito do Programa Qualifica AP

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS de Braga) finalizou, esta semana, o processo de certificação de mais 35 profissionais, no âmbito do Programa Qualifica AP, uma iniciativa desenvolvida em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), através do Centro Qualifica AP.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights