“Recertificação dos Especialistas de Medicina Interna: Necessária? Como aplicar?“, foi o tema apresentado por Narciso Oliveira, que contou com o painel de comentadores composto por António Oliveira e Silva, Pedro Guimarães Cunha e Manuel Teixeira Veríssimo.
Narciso Oliveira percorreu o modo como é feita a recertificação dos especialistas de vários países, entre eles a Alemanha, França, Hungria, Países Baixos, Reino Unido, Suíça, Nova Zelândia, África do Sul, Estados Unidos da América, Canadá e Brasil.
Além disso, enumerou alguns dos problemas apontados em vários países: programas muito restritivos, atividades promovidas e creditadas frequentemente sem relação com deficiências ou necessidades de formação identificada por especialidade envolvida, proporção de créditos CME baseados em curricula muito rígidos, burocracia muito complexa e os custos.
De seguida, houve um momento muito enriquecedor de partilha, debate e reflexão sobre a recertificação em Portugal e cursos de formação entre o painel de comentadores e todos os presentes.
NR/HN/29CNMI
0 Comments