29 CNMI – Doenças Infeciosas na MI

7 de Maio 2023

"Doenças Infeciosas na MI" foi o tema de uma das mesas-redondas do 29.º CNMI, no qual Margarida França, André Silva Pinto e Estér Ferreira deram o seu contributo.

“Eu sou especialista em Doenças Infeciosas e acredito que esta discussão num congresso de Medicina Interna seja de extrema importância. Isso deve-se ao facto de que a infeção é uma das principais causas de morbidade e mortalidade entre os doentes da Medicina Interna e, portanto, é fundamental que os médicos que atuam nesta área estejam preparados para diagnosticar e tratar essas infeções adequadamente. Além disso, a interação entre as especialidades pode promover a troca de conhecimento e experiência, o que pode levar a avanços significativos no diagnóstico e tratamento das doenças infeciosas”, começou por referir André Silva Pinto.

Acerca do seu tema em específico “Início de imunossupressão: profilaxia e reativação de infeção latente”, o palestrante falou sobre as estratégias para prevenir infeções em doentes imunodeprimidos ou sob imunomodulação. Considerou ser uma questão importante, uma vez que a imunossupressão é cada vez mais comum em doentes com doenças autoimunes ou cancro (há estimativas que descrevem até 6% de imunossupressão na população geral). Apesar de ser muitas vezes necessária para tratar essas doenças, a imunossupressão aumenta significativamente o risco de infeção. As estratégias que André Silva Pinto abordou incluem a revisão da vacinação dos doentes, a deteção e tratamento de infeções latentes, a avaliação do contexto epidemiológico e a necessidade de profilaxia antimicrobiana.

“Este é um processo complexo e individualizado para cada doente, mas que é importante para os proteger”, terminou.

Sobre o 29.º CNMI, afirmou que “é uma oportunidade única para expandir as pontes de colaboração entre a Medicina Interna e outras especialidades, como a de doenças infeciosas. A Medicina Interna é uma especialidade que aborda a complexidade e a integralidade do doente, e as doenças infeciosas são um tema recorrente na prática diária de muitos internistas. A colaboração entre especialidades pode levar a uma melhor compreensão e abordagem das doenças infeciosas em doentes geridos pelo internista”.

NR/HN/29CNMI

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Estudo revela impacto das diferenças de género na doença de Parkinson

Um estudo recente evidencia que as mulheres com Parkinson enfrentam subdiagnóstico e dificuldades no acesso a cuidados especializados. Diferenças hormonais, estigma e expectativas de género agravam a progressão da doença e comprometem a qualidade de vida destas pacientes.

ESEnfC acolhe estudantes europeus em programa inovador de decisão clínica

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebeu 40 estudantes e oito docentes de Espanha, Finlândia, Itália e Portugal para um programa intensivo sobre competências clínicas e tomada de decisão. O evento combinou atividades online e presenciais, promovendo inovação pedagógica

VéloPsiq: bicicletas no combate ao sedentarismo psiquiátrico

O Hospital de Cascais lançou o Projeto VéloPsiq, uma iniciativa pioneira que utiliza bicicletas ao ar livre para melhorar a saúde física e mental de pacientes psiquiátricos. Com apoio da Câmara Municipal e da Cascais Próxima, o projeto promove reabilitação cardiovascular e bem-estar.

Johnson & Johnson lança série de videocasts sobre cancro da próstata

A Johnson & Johnson Innovative Medicine Portugal lançou a série “Check Up dos Factos – À Conversa Sobre Cancro da Próstata”, um conjunto de quatro vídeocasts que reúne oncologistas e urologistas para discutir temas-chave como NHTs, terapias combinadas e estudos de vida real no CPmHS.

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights