Aprovado Plano de Saúde 2030

11 de Maio 2023

O Governo aprovou hoje o Plano Nacional de Saúde 2030, que centra a ação do Estado em cinco prioridades com vista à promoção do acesso aos cuidados de saúde e redução de riscos.

“Aprovámos hoje o Plano Nacional de Saúde 2030, com cinco desígnios, depois de um debate público muito participado: Reduzir as desigualdades em saúde; promover o desenvolvimento de comportamentos, culturas e comunidades saudáveis; minimização das consequências das alterações climáticas e outros determinantes ambientais da saúde; redução da carga de doenças transmissíveis e não transmissíveis; e manter sob controlo problemas de saúde atualmente já controlados”, referiu Manuel Pizarro.

Em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, Manuel Pizarro salientou também que o documento hoje aprovado identifica “15 objetivos estratégicos”, entre os quais a promoção da equidade e da literacia em saúde, a promoção da paz, da justiça e da prosperidade, a dinamização de parcerias em todos os setores e de ambientes promotores de saúde.

Manuel Pizarro elencou igualmente entre os objetivos a preocupação com o envelhecimento ativo e saudável, os cuidados ambientais e respetiva vigilância dos riscos associados, o controlo dos problemas de saúde transmitidos pela água, o reforço da sustentabilidade dos cuidados de saúde e a garantia de preparação de uma resposta a emergências de saúde pública.

Sobre este plano, o governante realçou também que o Executivo espera ver reforçado o acesso aos cuidados de saúde – com enfoque nas áreas da saúde sexual, reprodutiva, materna e infantil de qualidade – e a manutenção dos elevados níveis de cobertura vacinal registados em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights