Hospital de Braga realiza rastreios no Dia do Euromelanoma

13 de Maio 2023

O Hospital de Braga promove, no próximo dia 17 de maio (Dia do Euromelanoma e dos Cancros da Pele), um rastreio gratuito de deteção precoce do melanoma, um tipo agressivo de cancro da pele.

“Pretendemos sensibilizar para a prevenção primária deste tipo de cancro, alertando a população para os cuidados a ter no dia a dia e para a importância do diagnóstico precoce”, explica Celeste Brito, diretora do Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga.

Destacando que “nunca é demais reforçar as medidas preventivas”, Celeste Brito refere que a campanha de sensibilização deste ano incide sobre as proteções utilizadas no verão, recomendando-se “o tipo certo de proteção para prevenir o envelhecimento precoce da pele e reduzir o risco de cancro”.

Segundo a diretora do Serviço de Dermatologia, é importante “evitar a exposição solar excessiva, abrigando-se ou procurando sombras sempre que possível, assim como realizar atividades de treino ou exercício apenas no início ou final do dia, quando o sol é menos intenso”. Celeste Brito recorda ainda outras medidas de proteção: “utilizar chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UV, vestuário para cobrir a pele, optando-se por cores escuras e tecidos com proteção contra UV, não utilizar solários e usar protetor solar com um fator de proteção elevado”.

Promovido pelo Serviço de Dermatologia do Hospital de Braga, o rastreio do dia 17 de maio decorrerá entre as 9h e as 13 horas, e exige marcação prévia através do contacto telefónico 253 027 381.

A ação destina-se a grupos de risco, e nomeadamente pessoas com as seguintes características: pele clara, cabelos ruivos, dificuldade em bronzear, pessoas que sofreram grandes queimaduras solares, sobretudo na infância, que tenham historial familiar de melanomas, que apresentem sinais irregulares e sinais em áreas traumáticas (por exemplo, couro cabeludo, lábios, palmas das mãos e plantas dos pés).

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights