Campanha incentiva doentes com esclerose múltipla a fazer boas escolhas todos os dias

30 de Maio 2023

As escolhas diárias dos doentes, sobretudo as certas, servem de mote para uma campanha da Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM), Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM), Associação Todos com a Esclerose Múltipla (TEM) e da Merck, lançada a propósito deste Dia Mundial.

Protagonizada pela atriz Ana Marta Ferreira, a campanha alerta para as escolhas que, no caso das pessoas com esclerose múltipla, podem mesmo mudar o rumo das suas vidas: como a escolha de procurar ajuda ou a escolha de uma vida com qualidade.

Através de vídeos, partilhados nas redes sociais, Ana Marta Ferreira mostra como escolhas por vezes aparentemente simples podem mudar o rumo de uma vida. E isso pode acontecer durante a prática de surf, com a escolha da onda perfeita, no momento certo; com a escolha de uma carreira profissional ou, no caso da esclerose múltipla, com a escolha de procurar ajuda e de gerir da melhor forma a doença.

“A vida é feita de momentos e de escolhas. É importante que, na presença dos sintomas, as pessoas com esclerose múltipla não deixem de escolher procurar um médico e, quando diagnosticadas, que escolham o melhor caminho para si. Porque ainda que não exista cura para a esclerose múltipla, através da escolha certa é possível assegurar uma melhor qualidade de vida e bem-estar”, refere Lurdes Silva, coordenadora da ANEM.

Vítor Rodrigues, vice-presidente da TEM, quis destacar a palavra ‘persistir’. “A única pessoa que pode escolher e determinar se é capaz ou não de algo é ela mesma. E o doente com a Esclerose Múltipla sabe que é capaz! Só tem fazer a escolha, de acreditar e persistir!”

Margarida Piçarra Navalhinhas, vice-presidente da SPEM, acrescenta ainda: “Não precisa fazer sozinha esta escolha, pode procurar a companhia, experiência, e apoio dos seus pares. A SPEM e as outras associações de doentes estão consigo: fale connosco, façamos este caminho juntos! Juntos somos mais fortes.”

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto IDE: Inclusão e Capacitação na Gestão da Diabetes Tipo 1 nas Escolas

A Dra. Ilka Rosa, Médica da Unidade de Saúde Pública do Baixo Vouga, apresentou o “Projeto IDE – Projeto de Inclusão da Diabetes tipo 1 na Escola” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa visa melhorar a integração e o acompanhamento de crianças e jovens com diabetes tipo 1 no ambiente escolar, através de formação e articulação entre profissionais de saúde, comunidade educativa e famílias

Percursos Assistenciais Integrados: Uma Revolução na Saúde do Litoral Alentejano

A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano implementou um inovador projeto de percursos assistenciais integrados, visando melhorar o acompanhamento de doentes crónicos. Com recurso a tecnologia digital e equipas dedicadas, o projeto já demonstrou resultados significativos na redução de episódios de urgência e na melhoria da qualidade de vida dos utentes

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

MAIS LIDAS

Share This