DE-SNS anuncia que quase 25 mil pessoas já pediram autodeclaração de doença

1 de Junho 2023

O SNS24 registou 24.770 pedidos de baixa até três dias mediante autodeclaração de doença no primeiro mês deste serviço, anunciou esta quinta-feira a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).

Desde 01 de maio foram solicitadas 14.525 baixas por mulheres e 10.244 por homens, com a maioria dos pedidos a serem recebidos pela aplicação móvel do SNS24 (52,6%). A área pessoal do portal online do SNS24 foi responsável por 45,4% das autodeclarações de doença submetidas, com os restantes dois por cento a chegarem pela linha telefónica do SNS24, divulgou a DE-SNS em comunicado.

Em termos geográficos, a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo concentrou quase metade destas baixas (10.700), seguindo-se a ARS do Norte (8.657), a ARS do Centro (3.250), a ARS do Alentejo (997) e a ARS do Algarve (971). Nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira registaram-se somente 170 e 156 pedidos, respetivamente.

Por idades, a faixa etária dominante na apresentação de autodeclarações de doença em maio situou-se entre os 19 e os 44 anos, com cerca de 18 mil pedidos, logo seguida do grupo etário 45-64 anos, que contabilizou aproximadamente seis mil baixas.

“A partir do preenchimento deste documento, as faltas ficam justificadas sem ser necessário uma declaração médica, num limite de três dias seguidos, podendo este processo ser efetuado até duas vezes por ano”, frisou a DE-SNS, explicando que o pedido – assinado sob compromisso de honra do utente e sem necessidade de deslocação ao centro de saúde – pode ser efetuado pela aplicação móvel, pela área pessoal do portal online ou pela linha telefónica do SNS24.

O acesso a baixas por doença até três dias através do SNS24 está em vigor desde 01 de maio, no âmbito da Agenda do Trabalho Digno, tendo sido aprovada no dia 04 de maio a sua regulamentação em Conselho de Ministros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

Regresso de cirurgiões garante estabilidade no hospital Fernando Fonseca

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Fernando Fonseca entra num novo ciclo de estabilidade com o regresso de quatro cirurgiões experientes, incluindo o antigo diretor. A medida, apoiada pelo Ministério da Saúde, visa responder às necessidades de 600 mil utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights