Diana Pereira, Farmacêutica, Intervenção Farmacêutica Holon

Incontinência urinária: ganhe a confiança de que precisa

06/05/2023

O impacto da incontinência urinária na qualidade de vida das pessoas está longe de ser apenas físico. O estigma e a vergonha andam muitas vezes de mãos dadas com este problema. Definida como sendo “qualquer perda involuntária de urina”, a incontinência urinária subdivide-se em vários tipos, nomeadamente:

• Incontinência Urinária de Esforço: sempre que existem perdas involuntárias de urina em situações de esforço físico, incluindo atividades desportivas, ou em espirros ou tosse. É o mais prevalente, principalmente em mulheres, devido à gravidez e ao número de partos, embora a idade, a obesidade e a menopausa também se assumam como causas comuns;
• Incontinência Urinária de Urgência: neste caso, associa-se as perdas de urina a episódios de urgência, em que não é possível chegar a tempo à casa de banho, sendo mais prevalente em indivíduos do sexo masculino e mulheres mais maduras;
• Incontinência Urinária Mista: assume-se como sendo a junção da incontinência urinária de esforço e de urgência, uma vez que os doentes são afetados pelos sintomas de ambos os tipos.

Nos indivíduos em que se verificam perdas de urina, a mudança do estilo de vida é das primeiras etapas a considerar, e uma das mais importantes, para se tentar evitar episódios de incontinência. Os exercícios de Kegel são igualmente importantes para reabilitar o pavimento pélvico e assim contrariar as perdas de urina. Quando estas medidas não são suficientes, pode ser necessário um acompanhamento clínico e tratamento mais especializados.

A aplicação de toxina botulínica, localmente na bexiga, é uma técnica que tem vindo a ganhar uma maior relevância junto dos médicos e doentes. Este tratamento diminui significativamente os sintomas de urgência e frequência, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

O diagnóstico é fundamental para qualquer tipo de tratamento, seja ele comportamental ou farmacológico. É exatamente nesta etapa que as farmácias estão prontas a dar o seu contributo. Com ferramentas validadas e especializadas na abordagem a pessoas com perdas involuntárias de urina, os farmacêuticos assumem um papel de destaque na hora de avaliar a frequência, a gravidade e o impacto da incontinência urinária na qualidade de vida.

Apoiar e aconselhar quem sofre com este problema são algumas das metas que as Farmácias Holon estabeleceram, em parceria com a Menarini®, para o projeto “Controle a agenda da sua bexiga”. Esta é uma iniciativa que vai contribuir para o controlo dos sintomas leves a moderados de incontinência urinária, para além de promover o acompanhamento adequado.
Saiba mais sobre esta campanha numa Farmácia Holon perto de si!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights