Manual de Literacia em Saúde apresentado hoje no Infarmed

5 de Junho 2023

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde (SPLS) acaba de lançar o primeiro Manual de Literacia em Saúde em Portugal, cuja apresentação acontece esta segunda-feira, em Lisboa, nas instalações do Infarmed.

Trata-se de “uma iniciativa pioneira destinada a capacitar indivíduos e comunidades a adquirir conhecimentos essenciais sobre saúde e bem-estar”, revelam as coordenadoras do projeto.

Desenvolvido em colaboração com especialistas da área médica e com profissionais de vários campos da saúde, este manual “é um recurso valioso para promover a literacia em saúde e fortalecer a tomada de decisões informadas”, diz Cristina Vaz de Almeida, presidente da SPLS. Ao longo das 300 páginas que compõem a obra, é possível encontrar estratégias para lidar com grupos vulneráveis, técnicas de inclusão de pessoas com necessidades especiais, reflexões sobre o papel do cuidador informal e dos cuidados de fim de vida, dicas para melhorar a comunicação em saúde e qual o papel que devem ter as competências autárquicas, entre outros temas.

“Este manual aborda uma ampla gama de tópicos relacionados com a saúde e bem-estar, desde técnicas de storytelling, reflexões sobre o impacto dos cuidados, informações sobre políticas locais, estilos de vida saudáveis, práticas preventivas e recursos úteis. Os leitores, que podem ser cidadãos comuns ou profissionais da área, encontrarão explicações claras, temas relevantes e dicas práticas para melhorar seu conhecimento sobre saúde e tomar decisões conscientes”, diz a presidente da sociedade científica.

A obra conta com prefácio de Francisco George, ex-diretor-geral da Saúde, e com reflexões de especialistas como Adalberto Campos Fernandes, ex-ministro da Saúde, Graças Freitas, diretora da DGS (até 2023), Miguel de Arriaga, chefe da Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar da DGS, Luís Campos, presidente do Conselho Português para a Saúde e Ambiente, e Kristine Sørensen, presidente da Associação Internacional de Literacia em Saúde (IHLA).

“A literacia em saúde desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na melhoria dos cuidados. No entanto, muitas pessoas enfrentam desafios na compreensão das informações de saúde disponíveis, o que pode levar a decisões inadequadas ou falta de ação em relação à sua própria saúde. Este Manual de Literacia em Saúde foi elaborado com o objetivo de superar essas barreiras através dos contributos de dezenas de especialistas que acreditam que é possível melhorar a saúde de todos através do aumento da literacia”, conclui Cristina Vaz de Almeida.

Para a editora responsável pela publicação, esta é “uma obra ímpar em Portugal” e um importante contributo “para o desiderato de salvar vidas”. Frederico Annes, diretor-geral da editora, explica que “uma das especializações da Pactor e do Grupo Lidel é publicar livros que são marcos e o Manual de Literacia em Saúde é mais um deles”.

A coordenação ficou a cargo da presidente da SPLS, Cristina Vaz de Almeida, e da presidente do conselho científico da mesma sociedade, Isabel Fragoeiro. A apresentação do livro, marcada para esta segunda-feira, vai contar com a presença dos autores no Auditório do Infarmed, em Lisboa, pelas 17h30. A organização já confirmou mais dois lançamentos: a 20 de junho, na Universidade da Madeira, e a 19 de julho, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights