ASAE: 819 processos-crime nos últimos dois anos

7 de Junho 2023

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou, nos últimos dois anos, mais de 44 mil fiscalizações no âmbito de segurança alimentar, das quais resultaram 819 processos-crime e quase sete mil contraordenações.

O balanço foi feito pela ASAE a propósito do Dia Mundial da Segurança Alimentar, que hoje se celebra sob o mote “Normas Alimentares Salvam Vidas”.

Em comunicado, a ASAE precisa que as 44 mil fiscalizações realizadas incidiram sobre operadores económicos “em toda a fase da cadeia alimentar” e os principais processos-crime instaurados estavam relacionados com a qualidade dos alimentos.

Em concreto, acrescenta a autoridade, estavam em causa ilícitos sobretudo relacionados com a genuinidade dos géneros alimentícios, a qualidade ou composição dos alimentos e aditivos alimentares, géneros alimentícios impróprios para consumo, corrupção de substâncias alimentares ou medicinais, abate clandestino e fraude alimentar.

Além dos processos-crime, foram ainda instaurados 6.936 processos de contraordenação, a maioria por existência de inconformidades em questões de rotulagem e autorizações obrigatórias.

Nas fiscalizações realizadas, a ASAE apreendeu produtos alimentares com um valor estimado superior a 12,2 milhões de euros, que traduzem mais de 13,6 milhões de unidades, 1,5 milhões de toneladas e 778 mil litros de produtos.

Por outro lado, foram doadas 13,3 toneladas de géneros alimentícios.

“O cumprimento das regras de segurança alimentar são a base da confiança e, só através daquelas, podem ser garantidas a segurança e a qualidade dos produtos alimentares que todos os dias são consumidos, evitando possíveis incidentes de segurança alimentar e assim garantindo padrões elevados de saúde humana”, escreve a ASAE.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Organizações exigem estratégia nacional para doenças respiratórias

Portugal enfrenta uma das maiores taxas de casos não resolvidos de DPOC na Europa, com 40% dos doentes sem diagnóstico ou tratamento adequado. Organizações apelam à revisão urgente do Plano Nacional das Doenças Respiratórias para combater barreiras e melhorar a qualidade de vida dos doentes.

Formandos do INEM partilham respostas dos testes em grupo Whatsapp

As respostas a testes da formação para técnicos de emergência pré-hospitalar do INEM estão a ser partilhadas num grupo Whatsapp com dezenas de formandos, uma situação que leva a associação nacional a pedir intervenção urgente das autoridades competentes.

“ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

ULS Braga inaugura cirurgia robótica com DaVinci

A Unidade Local de Saúde de Braga realizou ontem a primeira cirurgia robótica, utilizando o avançado sistema DaVinci. Este marco tecnológico incluiu duas prostatectomias radicais e promete revolucionar os cuidados médicos na região, com maior precisão e recuperação acelerada.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights