Profissionais do Hospital de Cascais recolhem resíduos no Dia Mundial do Ambiente

7 de Junho 2023

Profissionais do Hospital de Cascais celebraram o Dia Mundial do Ambiente com uma ação de limpeza e recolha de resíduos na orla costeira de Cascais, junto à zona da Boca do Inferno, associando-se à campanha #BeatPlasticPollution das Nações Unidas.

Realizada em parceria com a Cascais Ambiente – Câmara Municipal de Cascais, esta ação foi a forma encontrada pelos profissionais do Hospital de Cascais para lembrar que as ações de todas as pessoas em relação à poluição plástica são importantes. Entre as 10h00 e as 12h00, 30 voluntários recolheram 30 quilos de resíduos, entre os quais embalagens descartáveis de alimentos, garrafas plásticas, tampas de garrafas plásticas, sacos plásticos de supermercado e fios USB.

Da produção atual de cerca de 400 milhões de toneladas de resíduos plásticos todos os anos, é de salientar que a maioria dos artigos de plástico nunca desaparece totalmente. A preocupação não é meramente ambiental, é também de saúde pública. Estes microplásticos podem entrar no corpo humano por inalação e absorção e acumular-se em órgãos diversos como pulmões, fígado, baço e rins. Um estudo recentemente detetou microplásticos nas placentas de bebés recém-nascidos.

Há evidências de que os produtos químicos associados a plásticos, como metilmercúrio, plastificantes e retardadores de chama, podem ser absorvidos pelo nosso organismo, encontrando-se relacionados com problemas de saúde.

“Em conjunto, precisamos fazer mais e fechar a torneira da poluição plástica na fonte: #BeatPlasticPollution, pelo ambiente e pela saúde, é algo que nos move como princípio orientador de Hospital Verde, aliado à nossa responsabilidade individual na senda da sustentabilidade do ecossistema em que vivemos atualmente e para as gerações futuras!”, referiu Nuno Corte-Real, Diretor Clínico do Hospital de Cascais, um dos 30 voluntários desta ação.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SPAIC certifica unidades de asma grave em Portugal

A Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) lançou o “Guia para a Certificação de Unidades de Asma Grave”, visando reconhecer oficialmente centros especializados na abordagem da asma grave. Em Portugal, 5% dos adultos com asma enfrentam esta condição debilitante.

O que a escola sabe, a saúde precisa de conhecer

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM
ORCID

Cristo Rei ilumina-se de azul no Dia Mundial da Doença de Parkinson

No próximo dia 11 de abril, o Cristo Rei será iluminado de azul em Almada como parte da iniciativa global Spark the Night, que visa aumentar a consciencialização sobre a Doença de Parkinson. Este movimento simboliza apoio aos milhões de pessoas afetadas pela condição neurodegenerativa.

Conferência Sustentabilidade em Saúde regressa ao CCB

No dia 1 de julho, entre as 09h00 e as 13h00, o Centro Cultural de Belém acolhe a 13ª Conferência Sustentabilidade em Saúde. Organizada pela AbbVie e o Expresso, o evento apresentará o Índice Saúde Sustentável e discutirá o impacto da inteligência artificial na saúde.

Update em Medicina 2025: Inscrições Encerram a 18 de Abril

As inscrições para o Update em Medicina 2025 terminam a 18 de abril. O evento decorre de 30 de abril a 2 de maio no Convento de São Francisco, em Coimbra, com um formato híbrido que combina sessões presenciais e online, abrangendo temas essenciais da prática clínica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights