A campanha “Urticária…Será? Vamos descobrir!” é composta por uma ação de rastreios e várias sessões de esclarecimento sobre o impacto social, psicológico e físico da doença.
A urticária crónica espontânea (UCE) é caracterizada pelo aparecimento súbito de lesões avermelhadas com relevo na pele, que provocam prurido (comichão) ou sensação de queimadura. É uma doença com fortes repercussões a nível emocional e social, que afeta entre 8 e 22% da população em algum momento da sua vida, sendo mais frequente em mulheres entre os 20 e 40 anos de idade.
“Por se tratar de uma situação clínica com fortes repercussões no bem-estar físico e na autoestima, as pessoas que apresentam esta patologia tendem muitas vezes a isolar-se. Neste sentido, é importante que os profissionais de saúde de proximidade, como os farmacêuticos, assumam uma postura pró-ativa na sensibilização da população sobre a doença, no sentido de aumentar a informação sobre a mesma, desmistificando os medos e apresentando soluções.
Com esta campanha pretende-se sensibilizar a população para esta patologia e para as soluções de saúde disponíveis, promovendo um atendimento diferenciado às pessoas com Urticária Crónica Espontânea (UCE).
Enquanto espaços de saúde de excelência, privilegiamos o atendimento personalizado, baseado na relação de proximidade e confiança com os nossos utentes, e assumimos o papel de informar e capacitar a comunidade que vive com urticária para uma melhor qualidade de vida”, explica a Ana Teresa Gonçalves, farmacêutica e coordenadora da equipa do Serviço de Dermofarmácia Holon.
PR/HN/RA
0 Comments