Mulheres que tomam estrogénio por via oral podem ter maior risco de pressão alta

9 de Junho 2023

Mulheres com 45 anos ou mais que fazem terapêutica hormonal com estrogénio em forma de comprimido têm maior probabilidade de desenvolver pressão alta do que aquelas que usam formulações transdérmicas ou vaginais, de acordo com um novo estudo, publicado na revista Hypertension.

O estrogénio por via oral foi associado a um aumento de 14% do risco de pressão alta em comparação com cremes transdérmicos, e de 19% em comparação com cremes ou óvulos vaginais, depois de estudadas mais de 100.000 mulheres que recebiam tratamento para a menopausa, no Canadá.

O estradiol não oral (uma forma específica de estrogénio) na dose mais baixa e durante um período de tempo mais curto foi associado ao menor risco de desenvolver pressão alta.

“Precisamos de grandes estudos randomizados que levem em consideração todas as complexidades da terapêutica hormonal em torno deste importante período de transição no ciclo de vida feminino”, afirmou a investigadora Sofia B. Ahmed.

Estudo

AlphaGalileo/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre 12 Novos Centros de Saúde na Grande Lisboa

A CUF anunciou a abertura de 12 novos Centros de Saúde na região da Grande Lisboa, com o intuito de reforçar a sua presença junto das populações e proporcionar um acompanhamento mais próximo da saúde dos portugueses. 

Alergias na primavera: recomendações para reduzir a exposição aos alergénios

A primavera é, para muitos doentes alérgicos, uma estação temida.  Como explica a imunoalergologista Mariana Lobato: “os pólenes libertados pelas plantas e árvores que florescem por esta altura são transportados pelo vento e favorecem o contacto dos doentes com este alergénio. Assim, nem todas as pessoas podem desfrutar com qualidade desta estação tão bonita”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights