Mulheres que tomam estrogénio por via oral podem ter maior risco de pressão alta

9 de Junho 2023

Mulheres com 45 anos ou mais que fazem terapêutica hormonal com estrogénio em forma de comprimido têm maior probabilidade de desenvolver pressão alta do que aquelas que usam formulações transdérmicas ou vaginais, de acordo com um novo estudo, publicado na revista Hypertension.

O estrogénio por via oral foi associado a um aumento de 14% do risco de pressão alta em comparação com cremes transdérmicos, e de 19% em comparação com cremes ou óvulos vaginais, depois de estudadas mais de 100.000 mulheres que recebiam tratamento para a menopausa, no Canadá.

O estradiol não oral (uma forma específica de estrogénio) na dose mais baixa e durante um período de tempo mais curto foi associado ao menor risco de desenvolver pressão alta.

“Precisamos de grandes estudos randomizados que levem em consideração todas as complexidades da terapêutica hormonal em torno deste importante período de transição no ciclo de vida feminino”, afirmou a investigadora Sofia B. Ahmed.

Estudo

AlphaGalileo/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights