Cardiologistas partilham conhecimentos sobre angioplastias em lesões calcificadas

21 de Junho 2023

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a promover a iniciativa formativa Day at the Cath Lab (D@CL), subordinada ao tema “Intravascular Lithotripsy for calcified lesions”, que se vai realizar no dia 21 de junho, no Centro Hospitalar de Setúbal, em Setúbal. Esta ação formativa tem como objetivos debater e partilhar conhecimentos sobre a temática, e discutir procedimentos atuais com todos os participantes.

De acordo com Ricardo Santos, Cardiologista de Intervenção no Hospital e responsável pela iniciativa D@CL, a doença coronária tem, atualmente, um grande impacto em termos de morbilidade e mortalidade, nas sociedades atuais, e Portugal não é uma exceção. “A calcificação ao nível das artérias coronárias é um problema cada vez mais prevalente e que limita de forma muito significativa as opções terapêuticas, complicando de forma importante os procedimentos de angioplastia coronária e impactando negativamente os seus resultados imediatos, bem como a médio e longo prazo”.

E acrescenta: “Têm sido desenvolvidos ao longo dos anos equipamentos especificamente desenhados para lidar com este problema, continuando-se a obter frequentemente resultados sub-ótimos. A litotripsia intravascular é uma tecnologia que visa otimizar a angioplastia em lesões calcificadas e consiste na utilização de um balão específico munido de uns emissores que produzem ondas de choque, as quais têm a capacidade de quebrar os tecidos calcificados sem causar dano aos demais tecidos, permitindo uma correta expansão do balão e/ou do stent utilizado(s) na angioplastia coronária subsequente, com a consequente otimização do resultado”.

Rita Calé Theotónio, Cardiologista de Intervenção e Presidente da APIC, explica: “Com este D@CL pretendemos chamar a atenção para a importância da utilização de métodos que permitam otimizar a angioplastia em lesões calcificadas em pessoas com doença coronária com calcificação significativa, de acordo com as indicações e a devida segurança. O objetivo é promover a atividade formativa para os cardiologistas de intervenção com interesse na área da Litotripsia Intravascular”.

O D@CL é uma iniciativa que também permite aos cardiologistas de intervenção conhecerem o dia a dia de uma Unidade de Cardiologia do país, num ambiente informal, hands on e de proximidade.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

LIVRE questiona Primeiro-Ministro sobre a privatização do Serviço Nacional de Saúde

Durante o debate quinzenal na Assembleia da República, a deputada do LIVRE, Isabel Mendes Lopes, dirigiu questões ao Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, relativamente a declarações proferidas pelo diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Gandra d’Almeida, esta manhã, em Atenas, num evento da Organização Mundial de Saúde.

Ana Paula Gato defende fortalecimento dos centros de saúde no SNS

Ana Paula Gato, enfermeira e professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal, apresentou  uma análise detalhada do Relatório do Observatório da Fundação Nacional de Saúde, numa iniciativa realizada no Auditório João Lobo Antunes da Faculdade de Medicina de Lisboa. A sua intervenção focou-se na importância dos centros de saúde como pilar fundamental do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e na necessidade de reforçar os cuidados de proximidade.

MAIS LIDAS

Share This