Eurodeputada do PSD explica esforços para a criação de um plano de saúde cardiovascular da União Europeia

22 de Junho 2023

Maria da Graça Carvalho, eurodeputada do PSD, estará nesta sexta-feira em Lisboa para participar no evento: Desafios da Saúde Cardiovascular em Portugal, promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

Ocasião em que a deputada, copresidente do Members of European Parliament Heart Group (MEP Heart Group) irá descrever os esforços que têm vindo a ser feitos ao nível do Parlamento Europeu tendo em vista a criação de um Plano de Saúde Cardiovascular da União Europeia.

Maria da Graça Carvalho terá a seu cargo a nota introdutória do painel de discussão que irá encerrar este evento, a partir das 15h45, focando a sua intervenção nas políticas de saúde europeias e no apoio à investigação científica no que respeita a estas doenças.

O programa do evento inclui uma visita ao Serviço de Cardiologia do Hospital Garcia de Orta, Almada, pelas 09h30, e um fórum a realizar no Centro Cultural de Belém, no qual serão debatidos temas como os Dados da Saúde Cardiovascular em Portugal, o Impacto social e económico das doenças cardiovasculares em Portugal, o Programa Nacional para as Doenças Cérebro-Cardiovasculares da Direção Geral de Saúde e o Papel das sociedades científicas na priorização dos Cuidados em Saúde Cardiovascular – exemplo e perspetiva do European Alliance for Cardiovascular Health.

O MEP Heart Group, do qual Maria da Graça Carvalho é copresidente, é um grupo de deputados europeus que se dedica a promover a consciencialização e o debate em torno do tema das doenças cardiovasculares. Nesse sentido, tem promovido diversas iniciativas, nomeadamente conferências em Bruxelas, com o objetivo de colocar a saúde cardiovascular cada vez mais no topo das prioridades europeias em matéria de políticas de saúde. Este é um esforço que a deputada portuguesa tem feito também através das diferentes comissões parlamentares nas quais tem assento

NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights