Austrália autoriza uso médico de ‘ecstasy’ e de cogumelos alucinogénicos

1 de Julho 2023

A Austrália torna-se este sábado um dos primeiros países do mundo a autorizar o ecstasy e os cogumelos alucinogénicos para fins médicos, na esperança de combater determinadas patologias mentais.

A partir de 01 de julho os psiquiatras poderão prescrever estas substâncias, conhecidas pela designação de MDMA e psilocibina, para o tratamento de estados de ‘stress’ pós-traumático e certo tipo de depressões, segundo uma decisão adotada em fevereiro pelo organismo australiano de vigilância das drogas.

O Canadá e alguns estados dos Estados Unidos autorizaram o uso médico de psilocibina e/ou de MDMA, mas apenas no quadro de ensaios clínicos ou autorizações especiais.

A Austrália vai reclassificar estas substâncias, após os ensaios da Therapeutic Goods Administration australiana (TGA), avaliando-as como “relativamente seguras” quando forem utilizadas “em ambiente médico controlado”.

Os defensores desta decisão esperam que estas substâncias possam permitir avanços decisivos no tratamento de determinadas perturbações mentais.

Mike Musker, investigador em saúde mental e em prevenção do suicídio na universidade Austrália-Meridional, declarou à agência noticiosa AFP que o MDMA pode ser útil para tratar o ‘stress’ pós-traumático, enquanto a psilocibina pode ajudar no combate à depressão.

Nas suas declarações, explicou que a MDMA fornece aos pacientes “um sentimento de conexão” que lhes permite o contacto com o terapeuta e discutir as suas experiências traumáticas.

O “efeito psico-espiritual” da psilocibina, “que não se obtém com medicamentos tradicionais”, disse, “pode alterar a vossa perceção de vós próprios e da vossa vida (…) e com alguma sorte, pode fornecer-vos o desejo de viver”.

Musker duvida que estas drogas sejam “amplamente utilizadas” pelos doentes antes de 2024, e declarou que o processo não consiste em “tomar um comprimido e desaparecer na Natureza”.

O ecstasy, por exemplo, necessitará provavelmente de três tratamentos num período de cinco a oito semanas, com cada sessão a prolongar-se por cerca de oito horas.

Precisou ainda que os terapeutas permanecerão com os doentes enquanto estiveram sob o efeito da droga e durante sessões que poderão custar, cada uma, cerca de 1.000 dólares australianos (609 euros).

O doutor David Caldicott, consultor em medicina de urgência e investigador em substâncias clínicas na Universidade nacional australiana de Camberra, declarou à AFP que esta decisão permite à Austrália uma vantagem na exploração dos benefícios médicos das drogas.

No entanto, Susan Rossel, neuropsicóloga cognitiva na universidade de Swinburne, declarou que apesar de estes tratamentos “possuírem um potencial”, a Austrália “está a avançar em cinco anos antes de o dever fazer”.

“Para outros tipos de doença, seja uma doença cardiovascular ou um cancro, é impossível colocar um medicamento no mercado de forma tão rápida como foi feito no caso presente”, indicou à AFP.

“Não existem medicamentos no mercado que não tenham sido objeto de ensaios clínicos de fase três e de fase quatro – e é o que fazemos aqui”.

Um porta-voz do ministério da Saúde declarou à AFP que a decisão “tem em consideração o facto de as provas relacionadas com a utilização destas substâncias no tratamento de doenças mentais ainda não terem sido totalmente estabelecidas”.

“As vantagens para certos doentes (…) sobrepõem-se aos riscos, e existe atualmente uma ausência de opções para os doentes resistentes aos tratamentos que sofrem de doenças mentais específicas”.

“Penso ser necessário advertir o doente, antes de participar no programa, que [as ‘bad trips’ (más viagens)] constituem em efeito secundário potencial”, assinalou Musker.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights