Denervação renal: terceiro pilar do controlo da pressão arterial

4 de Julho 2023

As diretrizes atualizadas da Sociedade Europeia de Hipertensão (ESH) destacaram o papel da denervação renal (RDN) como o terceiro pilar do controlo da hipertensão.

Estas novas orientações, partilhadas no dia 24 de junho durante a 32.ª Reunião Anual da Sociedade Europeia de Hipertensão, e simultaneamente publicadas no Journal of Hypertension, reforçam a posição favorável adotada em documentos recentes de outras sociedades importantes, incluindo a recente declaração de consenso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC) e da Associação Europeia de Intervenções Cardiovasculares Percutâneas (EAPCI).

A RDN é uma nova técnica que reduz a atividade do sistema nervoso simpático renal por radiofrequência e ultrassons. Para além de melhorar o controlo da pressão arterial, poderá também contribuir para a monitorização ambulatória da hipertensão, reduzindo significativamente o tratamento farmacológico.

Estas novas diretrizes clínicas reforçam a segurança e a eficácia da RDN como um terceiro pilar para a hipertensão não-controlada, acompanhada de alterações no estilo de vida e na medicação.

Para além da utilização da RDN como tratamento para o controlo da pressão arterial e da atualização no diagnóstico e tratamento da hipertensão não-controlada, as novas orientações da ESH introduzem outras novidades, como o diagnóstico e tratamento de doentes com hipertensão e fibrilhação auricular, ou no que diz respeito ao tratamento da patologia em condições demográficas e clínicas não abordadas ou apenas marginalmente abordadas nas orientações anteriores.

As novas diretrizes da ESH, bem como os documentos de posição publicados recentemente sobre a RDN, foram apoiados por dados clínicos do programa de pressão arterial Symplicity da Medtronic, que conta com mais de 25.000 doentes tratados com RDN em todo o mundo. Também foi estudada como uma opção de tratamento em mais de 4.000 doentes, com e sem medicação, e em doentes com alto risco cardiovascular de base ou comorbidades. No futuro, e através dos avanços previstos nesta tecnologia, a Medtronic espera continuar a fazer avançar o campo da RDN através dos programas clínicos em curso, tais como os estudos SPYRAL AFFIRM e GSR-DEFINE.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights