PS acusa líder do PSD de procurar reescrever a História sobre criação do SNS

6 de Julho 2023

O líder parlamentar socialista acusou hoje o presidente do PSD de tentar reescrever a História sobre a criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), no segundo Governo de Mário Soares (1977/1978), frisando que os sociais-democratas votaram contra.

Eurico Brilhante Dias falava em conferência de imprensa, no parlamento, em reação a declarações hoje proferidas por Luís Montenegro, durante uma visita ao centro de saúde de Algueirão Mem-Martins, no concelho de Sintra.

Segundo Luís Montenegro, “ao contrário do que muitas vezes se diz, o PSD está intimamente ligado à criação do SNS e ao apetrechamento das condições que o fizeram funcionar todos estes anos”.

Para o presidente do Grupo Parlamentar do PS, é preciso “acabar com esta farsa”.

“Que não se tente reescrever a história. O SNS existe, apesar de o PPD/PSD ser contra”, contrapôs.

Segundo Eurico Brilhante Dias, Luís Montenegro “tenta reescrever a história do período da troika e do Governo PSD/CDS” liderado por Pedro Passos Coelho.

“E tem vindo sempre a tentar reescrever a história sobre o SNS. É absolutamente falso que o PSD tenha estado em alguma circunstância na origem do SNS. O PSD [em 1978] votou contra a lei do SNS, assim como o CDS e os então deputados sociais-democratas”, especificou.

“É falso que o PSD tenha sido promotor e tenha estado na origem do SNS. Se alguém criou o SNS foi o PS e a esquerda portuguesa. Quem tem vindo a defender é o PS em diferentes circunstâncias, inclusive quando o PSD foi Governo”, acrescentou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights