Hospital Cruz Vermelha vai iniciar tratamento para hiperplasia benigna da próstata com robô Aquabeam

8 de Julho 2023

O Hospital Cruz Vermelha inicia segunda-feira, dia 10 de julho, a integração do robô Aquabeam no processo cirúrgico para tratar a hiperplasia benigna da próstata (HBP), sendo o primeiro robô Aquabeam disponível em Lisboa e o segundo em Portugal.

Segundo Tiago Rodrigues, “a hiperplasia benigna da próstata é a patologia mais frequente nos homens com mais de 50 anos e tem um enorme impacto na qualidade de vida. É importante que os doentes saibam que existe solução, podem melhorar os seus sintomas e a sua qualidade de vida. Com esta solução, conseguimos todos os benefícios sem efeitos secundários relevantes.”

“É com enorme agrado que verificamos a satisfação dos nossos doentes no pós-operatório, especialmente pela baixa agressividade do processo. A precisão e rapidez de um robô automatizado permite obter tempos cirúrgicos muito curtos, com recuperações muito mais rápidas”, concluiu o urologista do HCV.

O robô Aquabeam é uma tecnologia de última geração e vem proporcionar a oportunidade de intervir nas situações de HBP qualquer que seja o tamanho da próstata e com menores efeitos secundários, designadamente preservando a vida sexual e a continência.

O robô Aquabeam utiliza um jato de água de alta velocidade e pressão (10.000 PSI) para desobstruir a uretra e melhorar os sintomas urinários. Este sistema robótico permite
a ablação do tecido prostático sem utilizar nenhum tipo de energia térmica, contrastando com as cirurgias endoscópicas clássicas ou com laser.

O cirurgião tem controlo completo através da ecografia e da imagem de cistoscopia em tempo real, planeando o tratamento de forma personalizada e delimitando o tecido
prostático a remover.

Uma vez verificados todos os parâmetros, o robô realiza o procedimento de forma precisa e rápida, em cerca de seis minutos. Após terminado, é colocado um cateter na
bexiga que geralmente é retirado no dia seguinte e o paciente recebe alta após 24 horas.

O menor tempo de internamento, a preservação da vida sexual, nomeadamente da ejaculação, e a menor perda de sangue constituem importantes mais-valias.

PR/HN/RA

3 Comments

  1. António Matos

    Sofro da hiperplasia benigna da próstata há vários anos com períodos de acentuadas melhoras que atingem uma qualidade de vida normal, isto graças a um xarope natural com base em 3 produtos ( mel puro 66% aloyeVera 34% e álcool (whisky ou bom brandy) 0’2% para facilitar a integração dos produtos essenciais. Considero o melhor tratamento natural e eficaz com bons resultados provados como o meu caso. Para um bom entendimento acresce dizer que este tratamento não carece de ser continuado pois se podem e devem fazer folgas intervaladas e como preventivo fazer tratamento no início do Outono e início da primavera! Eu deixei este tratamento há cerca de 5 anos tendo andado bem 4 anos e por razões financeiras só há cerca de 15 dias recomeço e presentemente os sintomas são francamente bons quase normal. Em vez de me levantar 4 ou mais por noite para urinar, agora o máximo está em 1 vez.
    Em finais do passado mês de Fevereiro fui aconselhado a ser operado no mês seguinte, Março. Pedi adiamento e com a ajuda de sementes de abóbora e mel senti algumas melhorias mas não atingi a qualidade de vida desejada, durante as noites ainda me levantava para urinar pelo menos 2 a 3 vezes agora muito melhor com o novo tratamento, máximo 1 vez.
    A operação estaria prevista para o passado mês de Julho mas, penso eu, que devido as greves dos médicos na área de cirurgia, não voltei a ser contactado.
    A notícia do jato de água no Hospital da Cruz Vermelha deixa os doentes da próstata mais felizes assim como a m próprio que no caso de voltar a ter crises não exitarei, tudo dependerá do custo. Obrigado e muitas felicidades aos valentes profissionais da saúde. Abraços 🫂

  2. Carlos Vieira

    Boa tarde, tenho 60 anos, e HBP.
    Por vezes sinto-me apático com o tratamento que o Urologista me receitou (UROPROST), também fico muito deprimido.
    Agora com este novo tratamento, gostaria de saber qual o valor da cirurgia no Hospital da Cruz Vermelha com este método. Se alguém souber?
    Obrigado
    Felicidades para todos!

  3. José Alberto Gil Corisco

    Tenho 68 anos e sofro de HBP desde os 50. Entretanto foram identificadas algumas células alteradas num fragmento de 2mm após biópsia de fusão efectuada em 2023. Foi recomendado fazer a monitorização periódica por imagiologia dado tratar-se de um adenocarcinoma minúsculo. Esta nova abordagem pode ser aplicada á minha situação clínica de HBP+adenocarcinoma, com alguma vantagem? isto é, eliminação de tecido diminuindo o volúme da próstata e ao mesmo tempo eliminar o adenocarcinoma reconhecido na biópsia.

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights