Investigador da UAlg recebe um milhão de euros para desenvolver terapia génica para doença rara

9 de Julho 2023

Clévio Nóbrega, investigador do Algarve Biomedical Center Research Institute (ABC-RI) e docente da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas (FMCB) da Universidade do Algarve, recebeu um projeto de um milhão de euros para desenvolver uma terapia génica para uma doença rara.

O investigador deslocou-se esta semana à cidade de Liubliana, na Eslovénia, para apresentar o novo projeto tendo, nesta ocasião, sido recebido pelos fundadores, diretor científico e membros da Associação Viljem Julijan para Crianças com Doenças Raras, mas reunindo também com um conjunto de empresas e entidades governamentais.

Este financiamento segue-se a um outro para o projeto “CureCSB – Development of a Gene Therapy for Cockayne Syndrome Type B”, de mais de um milhão de euros, demonstrando assim a capacidade do ABC-RI e do laboratório de investigação liderado por Clévio Nóbrega para desenvolver terapias génicas para doenças raras em contexto pré-clínico, a nível internacional.

De acordo com Nejc Jelen, presidente da Associação Viljem Julijan para Crianças com Doenças Raras: “as doenças genéticas muito raras destroem a vidas das crianças afetadas e das suas famílias. Para esta doença em particular, não havendo cura ou tratamento, sendo, por isso, mortal até agora, não havia esperança nem para os pacientes nem para as suas famílias. Neste momento sentimos que existe esperança e, na nossa associação, estamos muito felizes e entusiasmados por podermos financiar a investigação de Clévio Nóbrega. Acreditamos que este trabalho é muito importante e que resultará numa terapia genética que salvará, no futuro, a vida de crianças nascidas com esta doença e outras doenças raras”.

Por ocasião desta visita, Clévio Nóbrega destacou ainda o carácter ambicioso do projeto, ressaltando que “este novo financiamento possibilita a criação de uma plataforma para o desenvolvimento de terapias génicas para doenças raras, que será única a nível nacional e inovadora a nível europeu. É um desafio único para o nosso laboratório, centro de investigação e universidade, mas, com o apoio e empenho, abriremos caminho para verdadeira inovação e translação de resultados da investigação para a sociedade”.

Para isso, o grupo de investigação conta já com o apoio de especialistas tanto na área clínica como na área farmacêutica, garantindo, desde logo, uma estreita interação com as entidades reguladoras com vista à aplicação da terapia génica em contexto de ensaio clínico.

Recorde-se que a Associação Viljem Julijan para Crianças com Doenças Raras é financiada, maioritariamente, através de ações de fundraising, apostando no investimento em investigação relevante e possibilitando aos pacientes e às suas famílias um vislumbre sobre o futuro ao nível do tratamento ou mitigação dos efeitos provocados por estas doenças.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights