Universitários fazem intervenção comunitária para prevenir AVC

9 de Julho 2023

Alunos do curso de Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Universidade do Algarve fizeram 21 trabalhos de intervenção comunitária para a prevenção de doenças cérebro-cardiovasculares, em vários concelhos do distrito de Faro, anunciou a instituição de ensino.

Os trabalhos visaram a “aproximação do MIM à comunidade” no âmbito da unidade curricular “Saúde e Intervenção Comunitária”, do 3.º ano, e o aumento da literacia de forma a aumentar o conhecimento sobre estas doenças e “transformar os hábitos” que potenciam fatores de risco, referiu a academia.

Albufeira, Faro, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão e Tavira foram os concelhos abrangidos por estas ações, mas o objetivo é “chegar a mais pessoas” nos 16 concelhos do distrito de Faro, porque estas doenças são “a principal causa de morte em Portugal”, causando a morte a um terço dos afetados.

“As doenças cérebro-cardiovasculares estão associadas a elevada morbilidade e mortalidade. O acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de morte em Portugal” e causa a morte a um terço dos afetados, referiu a responsável pelo projeto de intervenção comunitária, Manuela Castro, citada na nota, frisando que este trabalho é também “importante para as pessoas compreenderem que ao controlarem os fatores de risco estão a diminuir significativamente a probabilidade de sofrerem um AVC”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights