Sindicato diz que há enfermeiros “a receber pouco acima do salário mínimo”

10 de Julho 2023

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) afirmou esta segunda-feira que há enfermeiros "a receber pouco acima do salário mínimo" em lares de idosos nos Açores.

Em comunicado, o SE refere que “esta realidade ilustra claramente uma situação limite que, no arquipélago, evidencia a urgência de equiparação salarial destes profissionais aos demais colegas de enfermagem, que exercem funções na Função Pública.”

Citado na nota de imprensa hoje divulgada, o dirigente do Sindicato dos Enfermeiros considera que é “urgente uma maior atenção e investimento nos cuidados de enfermagem prestados nas ERI da região. Para garantir a sustentabilidade das instituições em causa, bem como a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados nos lares de idosos, é imperioso reconhecer o valor dos enfermeiros que trabalham nesses locais, equiparando-os salarialmente aos demais profissionais”.

Para o enfermeiro Eduardo Bernardino é “inaceitável” a realidade vivida pelos colegas, alegando que a falta de recursos, em várias unidades, pode comprometer “a dignidade e qualidade dos tratamentos oferecidos aos mais velhos”.

Segundo Bernardino, existe uma carência de mais de 200 enfermeiros nos lares do arquipélago.

“Estão reunidas as condições para o início das negociações de um Acordo Coletivo que promova a equidade na profissão e que, acima de tudo, venha a fixar profissionais diferenciados, experientes no setor, de forma que venham a trazer mais valias e serviços diferenciados no setor social da profissão. Haja vontade do governo regional e das instituições sociais em reconhecê-lo e fazê-lo de forma célere que estaremos cá para apresentar soluções e resolver este grave problema”, remata o responsável do Sindicato dos Enfermeiros.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights