Ministério da Saúde moçambicano vai pagar horas extraordinárias aos médicos a partir de agosto

11 de Julho 2023

O Ministério da Saúde moçambicano disse hoje que vai pagar a dívida referente a horas extraordinárias de 2022 e 2023 aos médicos a partir de agosto, no segundo dia da greve dos profissionais.

“A partir de agosto serão pagas as horas extras referentes a 2022 e 2023”, disse Manuel Macebe, diretor adjunto dos recursos humanos no ministério, citado pela Rádio Moçambique.

A Associação Médica de Moçambique (AMM) cumpre hoje o segundo dia da greve nacional de 21 dias em protesto contra cortes salariais e falta de pagamento de horas extraordinárias.

Manuel Macebe pediu que os médicos continuem a trabalhar com o ministério e com o Governo para, em conjunto, “ultrapassar as questões que estão a ser colocadas” na mesa de discussão pelos profissionais de saúde.

Em declarações à Lusa, na segunda-feira, Milton Tatia, presidente da AMM, classificou de “muito boa” a adesão à greve, referindo que estava previsto que paralisassem a atividade entre 2.000 e 2.500 médicos, incluindo os cerca de 1.600 membros da associação, mas o número exato de profissionais que estão a participar ainda terá de ser apurado.

É a segunda greve dos médicos em menos de um ano, após a suspensão de uma outra convocada em dezembro, com a ausência de resultados nos entendimentos alcançados com o Governo nas negociações realizadas no final do ano passado.

Além dos médicos, a Associação dos Profissionais de Saúde Unidos e Solidários de Moçambique também esteve em greve no mês passado em contestação à aplicação da nova tabela salarial, tendo dado um prazo de 60 dias ao Governo para resolver, pelo menos, uma parte das reivindicações dos profissionais.

A implementação da nova tabela salarial na função pública está a ser alvo de forte contestação por parte de várias classes profissionais, com destaque para os médicos, juízes e professores.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal tem101 médicos especializados em cuidados a idosos

Portugal conta com 101 médicos geriatras especializados em cuidados a idosos, segundo a Ordem dos Médicos, uma especialidade médica criada no país há dez anos mas cada vez com maior procura devido ao envelhecimento da população.

Mudanças de comportamento nos idosos podem indiciar patologias

Mudanças de comportamento em idosos, como isolar-se ou não querer comer, são sinais a que as famílias devem estar atentas porque podem indiciar patologias cujo desenvolvimento pode ser contrariado, alertam médicos geriatras.

MAIS LIDAS

Share This