Católica cria Instituto de Computação e Ciência de Dados

17 de Julho 2023

Com o objetivo de produzir e desenvolver conhecimento nas áreas de ciência de dados e inteligência artificial, foi criado o Instituto de Computação e Ciência de Dados (ICCD) da Universidade Católica Portuguesa (UCP), que irá funcionar no Centro Regional de Braga da UCP.

Foram criados três laboratórios informáticos com o propósito de promover a estreita ligação entre os resultados de investigação neste âmbito e o desenvolvimento e melhoria dos processos no setor industrial nacional.

Estes espaços foram dotados com computadores com um hardware e software capazes de responder aos mais recentes desafios inerentes à recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados, sublinha a universidade.

Segundo Vítor J. Sá, coordenador da área de Computação e Ciência de Dados da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais, “o novo instituto dará um importante contributo ao nível do ensino, da investigação e de colaboração com o setor empresarial, que em Braga é particularmente ativo e criativo, para impulsionar a era da inteligência artificial e da tomada de decisão baseada em evidências, a qual acontece com a descoberta de padrões existentes nos dados que apenas os computadores, quando devidamente programados, conseguem desvendar”.

A criação do ICCD surge após a abertura da Licenciatura em Ciência de Dados Aplicada, em 2022. Do plano estratégico aprovado, constam parcerias com empresas tecnológicas e competitivas da região do Minho.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights