Hospital de São Sebastião é a primeira unidade a instalar o sistema de captura de gás anestésico

21 de Julho 2023

O Hospital de São Sebastião tornou-se esta quinta-feira o primeiro hospital em Portugal a instalar o sistema SENSOfluranTM CONNECT. Trata-se de uma solução tecnológica inovadora de captação de gases anestésicos halogenados (desflurano e sevoflurano).

De acordo com o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), “dos três anestésicos inalatórios mais utilizados em procedimentos cirúrgicos, em regime de internamento ou ambulatório, apenas uma pequena fração (menos de 5%) é metabolizada pelo doente e, quando exalados, permanecem no ar e contribuem para a emissão de gases de efeito de estufa na atmosfera.”

Em comunicado o CHEDV sublinha que o “SENSOfluranTM CONNECT é uma tecnologia nova e inovadora, protegida por patente, através da qual gases anestésicos inalatórios halogenados como o Sevoflurano e o Desflurano são absorvidos. A solução permite não só a captura de gases anestésicos halogenados, fazendo com que o hospital recolha os efluentes expirados dos dois principais anestésicos inalatórios em vez de libertá-los para a atmosfera, mas também a possibilidade de utilização de protóxido de azoto no bloco operatório.”

“A utilização desta solução inovadora trará benefícios não apenas para o doente, que se refletirão na melhoria dos resultados clínicos, ao mesmo tempo que dará resposta aos desafios de redução de resíduos e da sustentabilidade ambiental”, destaca Dulce Brito, responsável pelo Grupo de Trabalho “CHEDV – Uma instituição Hospitalar Verde”.

O novo sistema  permite capturar 99% do gás anestésico exalado pelo doente, prevenindo a sua libertação para a atmosfera.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights