Número de incêndios aumentou 26,8% em 2022 superando 10.400 ocorrências

22 de Julho 2023

O número de incêndios que deflagraram em Portugal ao longo de 2022 aumentou 26,8% face a 2021, para 10.439, revelou o INE, indicando que, apesar da subida, são cerca de metade da média de ocorrências dos últimos 20 anos.

Estes dados constam das Estatísticas Agrícolas 2022, divulgadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que mostram também que a área ardida atingiu os 110,1 mil hectares no Continente e 0,09 mil hectares na região autónoma da Madeira (28,4 mil hectares e 0,07 mil hectares em 2021, respetivamente).

Estes resultados em termos de áreas ardida posicionam 2022 “como o quarto ano mais severo da última década (2013-2022), com quase o dobro da área média ardida no último quinquénio (58,8 mil hectares)”, refere a autoridade estatística nacional.

Sobre o número de incêndios rurais deflagrados, o INE assinala que os 10.439 registados em 2022 traduzem uma subida de 26,8% face a 2021, referindo que este número de ignições, “ainda que superior aos dois últimos anos e à média do último quinquénio, foi cerca de metade do número médio de incêndios registados nos últimos 20 anos”.

As Estatísticas Agrícolas revelam também que o consumo aparente de fertilizantes recuou 37,2% em 2022, com o INE a referir que “para este decréscimo terá contribuído o aumento dos preços dos fertilizantes e corretivos, cujo respetivo índice de preços quase duplicou face a 2021 (+89,9%)”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights