Jorge Roque da Cunha: “Tudo fizemos para evitar esta greve”

24 de Julho 2023

“Depois de muita reflexão”, o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) decidiu avançar para greve em julho e agosto. Jorge Roque da Cunha diz que “uma greve na saúde não é apelativa para os médicos”, mas sem propostas do Governo há que continuar a lutar.

“Claro que [a greve] vai piorar ainda mais o já mau acesso que os portugueses têm aos cuidados de saúde”, e não era isso que os médicos desejavam, mas se “em relação a qualquer das situações, relacionadas com a grelha salarial, a questão da dedicação plena, a questão de organização das urgências e uma outra que é a organização e disciplina do trabalho médico, não houve qualquer tipo de proposta”, “não restou outra hipótese”, lamenta o secretário-geral do SIM, em declarações exclusivas ao Healthnews.

“Nós, Sindicato Independente dos Médicos, enquanto esteve em vigor o acordo que assinámos formalmente com o Governo de um processo negocial, tudo fizemos para evitar esta greve”, frisa Jorge Roque da Cunha. Infelizmente, “o Governo, ainda na sexta-feira passada, não apresentou qualquer documento escrito e formal”.

As manifestações incluem uma greve nacional entre terça e quinta-feira, greves regionais, a partir da segunda semana de agosto, e um mês de greve ao trabalho extraordinário dos médicos de família, que começa hoje. “Estamos a falar de médicos que já têm no seu horário 40 horas e que mesmo assim participam no chamado atendimento complementar.”

“Com esta greve, vão estar em causa os atendimentos complementares” – “não pondo em causa os nossos utentes, vai pôr em causa justamente esses atendimentos complementares”, explica Jorge Roque da Cunha, alertando que o trabalho extraordinário “deve ser mesmo extraordinário, portanto, não deve ser permanente”.

O sindicato espera que o governo intervenha apresentando os documentos necessários antes da reunião de sexta-feira. Entretanto, o SIM tornou pública uma carta que explica aos utentes as motivações dos médicos.

HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights