ULS de Castelo Branco formou mais de cem profissionais num ano

26 de Julho 2023

A Escola de Formação da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) formou mais de uma centena de profissionais e ministrou 19 cursos durante o primeiro ano de existência.

A Escola de Formação de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa da ULSCB, constituída por uma equipa de 16 formadores (dois médicos e 14 enfermeiros), tem como objetivo contribuir para a melhor formação dos profissionais da ULSCB e formar elementos externos.

Numa nota publicada na sua página da Internet, a ULSCB referiu que a Escola de Formação, em estreita colaboração com o Serviço de Investigação, Formação e Ensino da instituição de saúde pública “realizou, ao longo deste primeiro ano, 19 cursos de formação em SBV-DAE [suporte básico de vida – desfibrilhação automática externa], totalizando 104 profissionais da ULSCB”.

Deste total, 58 desempenham funções no Hospital Amato Lusitano (HAL), em Castelo Branco, e 46 nos vários centros de saúde que integram a ULSCB (Sertã, Penamacor, Oleiros e Idanha-a-Nova).

As formações ministradas pela escola têm como objetivo primordial formar leigos e profissionais de saúde na aquisição de competências que lhes permitam realizar corretamente manobras de SBV com utilização de um DAE, numa vítima em paragem cardiorrespiratória.

No caso da utilização do DAE, pretende-se que o formando adquira capacidades para utilização do dispositivo que permite a administração de um choque elétrico (desfibrilhação) no tórax da vítima (em situações específicas), podendo contribuir para que o coração parado volte a ter função, ajudando assim a salvar vidas.

“São também abordados conteúdos essenciais, como a cadeia de sobrevivência, riscos para o reanimador, algoritmo de SBV, posição lateral de segurança, algoritmos de desobstrução da via aérea e algoritmos de SBV-DAE, ao longo de sete horas de formação teórico-prática”.

Segundo a ULSCB, o aproveitamento no curso de formação certifica o formando por um período de cinco anos nas competências ministradas segundo o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

A Escola de Formação, entidade acreditada pelo INEM para formação de SBV e DAE, leciona na ULSCB, mas também a pessoas e organizações interessadas fora da instituição.

Para o efeito, tem capacidade de se deslocar junto dos mesmos, garantindo formação a grupos de seis formandos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights