Investimento na requalificação de centro de saúde em Coimbra aumenta quase 1ME

27 de Julho 2023

A requalificação do Centro de Saúde de Celas, em Coimbra, que deveria ter acabado em 2022, vai estender-se até ao final do ano e o investimento passou de 2,3 milhões de euros para 3,2 milhões.

Os atrasos verificados naquele centro de saúde situado no centro de Coimbra devem-se “a problemas decorrentes da pandemia covid-19, bem como da guerra na Ucrânia, que neste caso provocou dificuldades no acesso a vários materiais, bem como ao agravamento dos preços, o que levou à necessidade da sua revisão”, disse à agência Lusa fonte da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC).

Na sexta-feira, foi publicada uma portaria, através da qual o Governo autoriza a ARSC a reprogramar os encargos com aquela empreitada e a ajustar o valor e o período da execução do contrato, atirando o fim das obras para o presente ano, como “consequência da atual conjuntura económica”.

Nesse sentido, a obra, orçada inicialmente em 2,3 milhões de euros, passa para 3,2 milhões de euros, com a maioria do seu valor a ser executado este ano (136 mil euros foram executados em 2021 e 675 mil euros em 2022).

Em resposta à Lusa, a ARSC recordou que o primeiro concurso aberto em março de 2019 para esta requalificação “ficou deserto”, tendo sido aberto um novo concurso em outubro do mesmo ano.

No decurso da obra, houve necessidade de “revisão de preços, que implicaram a necessidade de autorização de despesa”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Projeto Luzia: Revolucionando o Acesso à Oftalmologia nos Cuidados de Saúde Primários

O Dr. Sérgio Azevedo, Diretor do Serviço de Oftalmologia da ULS do Alto Minho, apresentou o projeto “Luzia” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde. Esta iniciativa inovadora visa melhorar o acesso aos cuidados oftalmológicos, levando consultas especializadas aos centros de saúde e reduzindo significativamente as deslocações dos pacientes aos hospitais.

Inovação na Saúde: Centro de Controlo de Infeções na Região Norte Reduz Taxa de MRSA em 35%

O Eng. Lucas Ribeiro, Consultor/Gestor de Projetos na Administração Regional de Saúde do Norte, apresentou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde os resultados do projeto “Centro de Controlo de Infeção Associado a Cuidados de Saúde na Região Norte”. A iniciativa, que durou 24 meses, conseguiu reduzir significativamente a taxa de MRSA e melhorar a vigilância epidemiológica na região

Gestão Sustentável de Resíduos Hospitalares: A Revolução Verde no Bloco Operatório

A enfermeira Daniela Simão, do Hospital de Pulido Valente, da ULS de Santa Maria, em Lisboa, desenvolveu um projeto inovador de gestão de resíduos hospitalares no bloco operatório, visando reduzir o impacto ambiental e económico. A iniciativa, que já demonstra resultados significativos, foi apresentada na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde, promovida pela Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar

Reformas na Saúde Pública: Desafios e Oportunidades Pós-Pandemia

O Professor André Peralta, Subdiretor Geral da Saúde, discursou na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas em Saúde sobre as reformas necessárias na saúde pública portuguesa e europeia após a pandemia de COVID-19. Destacou a importância de aproveitar o momento pós-crise para implementar mudanças graduais, a necessidade de alinhamento com as reformas europeias e os desafios enfrentados pela Direção-Geral da Saúde.

Via Verde para Necessidades de Saúde Especiais: Inovação na Saúde Escolar

Um dos projetos apresentado hoje a concurso na 17ª Edição do Prémio Boas Práticas em Saúde, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar, foi o projeto Via Verde – Necessidades de Saúde Especiais (VVNSE), desenvolvido por Sérgio Sousa, Gestor Local do Programa de Saúde Escolar da ULS de Matosinhos e que surge como uma resposta inovadora aos desafios enfrentados na gestão e acompanhamento de alunos com necessidades de saúde especiais (NSE) no contexto escolar

Projeto Utente 360”: Revolução Digital na Saúde da Madeira

O Dr. Tiago Silva, Responsável da Unidade de Sistemas de Informação e Ciência de Dados do SESARAM, apresentou o inovador Projeto Utente 360” na 17ª Edição dos Prémios de Boas Práticas , uma iniciativa da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Hospitalar (APDH). Uma ideia revolucionária que visa integrar e otimizar a gestão de informações de saúde na Região Autónoma da Madeira, promovendo uma assistência médica mais eficiente e personalizada

MAIS LIDAS

Share This